terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

.: "Corpo, Escuta e Escrita", livro dá pistas para ativar múltiplas linguagens


O livro coloca a comunicação como eixo das boas práticas em saúde, seja na linha de frente dos serviços públicos ou nos consultórios particulares. A autora, é jornalista de primeira carreira, terapeuta há mais uma década e, fundindo os dois campos, aprofundou a pesquisa com o objetivo de fortalecer e ampliar os vínculos entre profissionais e pacientes e com as equipes multidisciplinares do cuidado.

A comunicação é das atividades mais importantes na maioria dos ambientes e isso não é diferente no universo dos serviços de saúde. Da combinação das carreiras de jornalista e terapeuta corporal, Liliane Oraggio identificou uma lacuna de especialização acadêmica e direcionou suas pesquisas para as formas de favorecer a troca de informações entre profissionais de saúde, membros da equipe, pacientes e familiares. Na obra "Corpo, Escuta e Escrita - Pistas para Ativar Múltiplas Linguagens em Saúde", lançamento da Summus Editorial, ela apresenta várias propostas de interação e um plano de aulas que pode interessar a todos os envolvidos em aprimorar a qualidade das conexões humanas.

Resultado de uma pesquisa acadêmica em Ciências da Saúde, o livro vai sendo construído a partir de encontros, com um grupo de pessoas envolvidas com produção de textos acadêmicos. Todos interessados em saber mais sobre o próprio corpo, sobre os modos de escutar pacientes e colegas e deixar registros escritos de qualidade, que contribuam com os tratamentos e memoriais. As "Oficinas Corpo, Escuta e Escrita – Experimentos Textuais Formativos" aconteceram na Unifesp de Santos, norteadas pelos conceitos da Psicologia Formativa, fundamentada por Stanley Keleman, autor de "Anatomia Emocional" (Ed. Summus, 1992) e pelo Método da Cartografia, que considera as interações humanas como campo de produção de dados. Aqui interessa mais os diálogos vivos que produzem afetações e levam a conexões autênticas, do que comprovar dados pré-estabelecidos. O livro, ilustrado com fotos do processo, é resultado da intersecção da teoria com textos literários que falam de saúde/doença, experimentações corporais e intervenções terapêuticas de grupo.

A obra pretende também inspirar e multiplicar as oficinas nos campos da formação e saúde, da rede pública e privada, podendo interessar a outros contextos profissionais e acadêmicos, que desejam estimular a qualidade de comunicação oral e escrita, na conexão entre pessoas. Compre o livro "Corpo, Escuta e Escrita - Pistas para Ativar Múltiplas Linguagens em Saúde", de Liliane Oraggio, neste link. 


O que disseram sobre o livro
Liliane Oraggio nos conduz ao cuidado. Cuidar mesmo antes de adoecer. Nesse sentido, sua proposta tem caráter preventivo. Ou, ainda, cuidar depois que a situação de adoecimento ocorre — o que, a meu ver, alcança a função terapêutica. Seus instrumentos de transformação são o corpo e a palavra. [...] Para aplicar seu método, proposto na interface entre saúde e comunicação a autora escolheu um grupo de profissionais da área, […] incluindo psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e farmacêuticos. Ao selecionar esse grupo de cuidadores, sua intenção foi ‘cuidar de quem cuida’, mas acredito que o modelo criado por ela pode ser aplicado a inúmeros outros contextos educacionais e profissões.” -Trecho do prefácio de André Trindade, psicólogo e psicomotricista.


Sobre a autora
Liliane Oraggio
é terapeuta do campo corporalista e jornalista, formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com longa carreira na imprensa escrita. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, ministra as “Oficinas Corpo, Escuta e Escrita” para profissionais de saúde, desde 2018, enfatizando os aspectos da comunicação no fazer clínico individual e de grupos. 

Escreveu "Ouço Vozes - Escuta, Registro de Diálogos e Epifanias no Acompanhamento Terapêutico" (Oraggio Editorial/Colmeia, 2017) e coordenou os e-books "Ins Tan Tan E Os" (Oraggio Editorial/Gonf Studio, 2018) e "Com a Roupa do Corpo" (Oraggio Editorial/Memoralia, 2021), feitos com textos produzidos nas oficinas. Além de produzir diversos artigos acadêmicos, escreveu e ilustrou "Bordas da Seda" (Quelônio, 2023), sobre o corpo das mulheres que costuram e bordam. Garanta o seu exemplar de "Corpo, Escuta e Escrita - Pistas para Ativar Múltiplas Linguagens em Saúde", escrito por Liliane Oraggio, neste link.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.