segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

.: Romance italiano premiado de Enrico Ianniello traz mensagem de humanidade


Misturando ficção e fatos reais, "A Vida Prodigiosa de Isidoro Sifflotin", o romance de estreia de Enrico Ianniello, considerado uma das vozes mais felizes e surpreendentes da literatura italiana, convoca a inteligência do coração, milagres da imaginação, alegria da invenção. O livro conta de forma divertida e poética a história de um menino napolitano que, com a ajuda de seu pássaro Ali, cria uma nova linguagem por meio de um assobio extraordinário. A tradução é da renomada Ivone Benedetti.  

O livro ganhou vários prêmios em 2015, como o Campiello Opera Prima, o John Fante Primeira Ópera, o Prêmio Cuneo e o Seleção Bancarella. No tornozelo da bota da Itália, em Mattinella, nasce nosso herói, Isidoro Sifflotin, filho de Quirino - um comunista vesgo, com hábitos curiosos e o talento de inventar palavras cheias de poesia - e Stella - fabricante de macarrão artesanal da região. O menino consegue assobiar prodigiosamente. Se o dom o diferencia das pessoas comuns, o aproxima de um mainá indiano de bigodes amarelos, Ali. Isidoro acaba criando uma nova linguagem, o Assobulário, e uma mensagem revolucionária começa magicamente a se espalhar.

Justo quando o projeto de uma humanidade feliz e livre de necessidades está prestes a tomar forma, um acontecimento faz com que a existência de Isidoro vire de ponta-cabeça. Levando consigo o ensinamento da mãe de que grandes mudanças vêm com o amadurecimento, Isidoro, agora adolescente, descobre Nápoles e se depara, sem nem mesmo perceber, com outra linguagem prodigiosa e silenciosa: a do amor. "A Vida Prodigiosa de Isidoro Sifflotin" venceu o Prêmio Campiello Opera Prima 2015, o Prêmio John Fante Primeira Ópera 2015, o Prêmio Cuneo 2015 e o Prêmio Seleção Bancarella 2015. Compre o livro "A Vida Prodigiosa de Isidoro Sifflotin", de Enrico Ianniello, neste link.


Sobre o autor
Enrico Ianniello nasceu em Caserta, em 1970. É ator, diretor e tradutor. Trabalhou muito tempo com Toni Servillo. Do catalão traduziu as obras de Pau Miró, Jordi Galceran, Sergi Belbel. No cinema, trabalhou com Nanni Moretti, na televisão é o Inspetor Nappi na série "Un Passo dal Cielo". "A Vida Prodigiosa de Isidoro Sifflotin" é seu romance de estreia e ganhou o Prêmio Campiello Opera Prima 2015 e vários outros, incluindo o Prêmio John Fante Primeira Ópera 2015, o Prêmio Cuneo 2015 e o Prêmio Seleção Bancarella 2015. É também autor de Appocundría (2016) e do romance La compagnia delle Illusioni (2019). Garanta o seu exemplar de "A Vida Prodigiosa de Isidoro Sifflotin", escrito por Enrico Ianniello, neste link.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.