quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

.: Romance "Angústia" começa a Coleção Graciliano Ramos lançada pela Todavia


A editora Todavia começa o mês de janeiro dando partida à publicação da Coleção Graciliano Ramos, um dos autores incontornáveis da nossa literatura. Originalmente publicado em 1936, "Angústia" é o primeiro título. Com organização, notas e apresentação de Thiago Mio Salla (USP), um dos principais especialistas contemporâneos na obra do autor alagoano, a coleção contará ainda com os famosos rodapés de jornal, nunca publicados em livro, que Antonio Candido escreveu sobre os romances.

Algumas das principais obras do grande escritor alagoano Graciliano Ramos, cuja produção acaba de entrar em domínio público. A coleção trará ainda uma seção que mostra as diferenças existentes entre as edições publicadas em vida pelo autor. Dessa forma, o leitor poderá acompanhar de perto o processo criativo de Graciliano Ramos, um dos escritores brasileiros que melhor condensa a noção de esmero textual.

Para o começo de 2025, estão previstos mais dois títulos, que serão divulgados em breve e que seguirão os mesmos critérios. Assim como as coleções Antonio Candido e "Todos os Livros de Machado de Assis", a Coleção Graciliano Ramos conta com um trabalho editorial de envergadura, revisitando a tradição de cada uma das obras em busca de restabelecer a última vontade do autor. Compre o livro "Angústia", de Graciliano Ramos, neste link.


Sinopse de "Angústia"
Estirado numa espreguiçadeira, saltando páginas de um romance que não presta, Luís da Silva percebe um vulto no quintal da casa ao lado. Em vez da senhora idosa que costuma regar as plantas toda manhã, quem surge é uma moça vermelhaça, de olhos azuis e cabelos amarelos: Marina. Essa aparição fortuita irá assaltar a vida do já não tão jovem funcionário público, e o desejo de seduzir a nova vizinha faz com que sua rotina monótona, marcada pela solidão e por um alheamento das coisas do mundo, aos poucos dê lugar a planos de futuro: o matrimônio, um lar a dois.

Em um primeiro momento, Marina cede de bom grado às investidas do pretendente e aceita a união, interessada na promessa de relativo conforto material. Quando conhece o burguês Julião Tavares, no entanto, desiste do noivado, o que encaminha Luís da Silva para um vertiginoso processo de degradação. Garanta o seu exemplar de "Angústia", escrito por Graciliano Ramos, neste link.

Diferenciais da coleção organizada por Thiago Mio Salla
Ao reunir obras pouco conhecidas, de um lado, e, de outro, fixar textos dos livros clássicos, restabelecendo a versão mais aproximada da última intenção autoral, a coleção destaca a riqueza - e novos ângulos - da trajetória do escritor alagoano. Confira alguns diferenciais presentes em "Angústia".

1. Introdução crítica e apresentação dos critérios adotados na nova edição.
2. Restituição inédita do texto, restabelecendo a forma mais aproximada da última vontade do autor;
3. Posfácio de Antonio Candido com o texto "Notas de crítica literária: III", de 1945, em versão nunca antes publicada em livro.
4. Notas contendo: explicação de termos e contextualização de dados históricos e espaciais; as relações entre Angústia e a obra do autor; variantes que revelam os estágios de composição do romance.
5. Seção “Intertexto” com os personagens de Angústia que depois ganhariam espaço em outros livros de Graciliano Ramos.

Sobre o autor
Graciliano Ramos de Oliveira
nasceu em 1892, no município de Quebrangulo, Alagoas. Considerado um dos maiores escritores da literatura nacional, é autor de clássicos como este "Angústia" (1936), "Vidas Secas" (1938) e "Memórias do Cárcere" (1953). Antes de se dedicar prioritariamente à literatura, atuou como jornalista, comerciante, educador e político. Suas primeiras publicações se resumiam a poemas e crônicas em jornais e revistas, para os quais escrevia com pseudônimos.


Sobre o organizador
Thiago Mio Salla
é doutor em Ciências da Comunicação e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da USP e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP. Atualmente coordena e desenvolve projetos no Fundo Graciliano Ramos (IEB/USP).

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.