Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em janeiro de 2024
O thriller dirigido por Justine Triet, "Anatomia de Uma Queda", em cartaz nas telonas Cineflix Cinemas de Santos, é dinâmico e envolvente ao retratar a tragédia de uma família que mudou o estilo de vida saindo de Londres para um lugar de muita neve e solidão, terra natal de Samuel (Samuel Theis). Apesar do isolamento intensificado pela neve, a escritora Sandra (Sandra Hüller) e o professor Samuel não estão numa solidão a dois, pois vivem com o filho, Daniel (Milo Machado Graner) que tem um cão-guia, chamado Snoop.
Para inserir o público na trama que se desenrola de diversas formas acrescentando novas informações surpreendentes, inicialmente, a escritora de sucesso concede uma entrevista, enquanto o marido, com uma caixa de som nas alturas toca "P.I.M.P." em versão instrumental -canção original de 50 Cent, lançada também em parceria com ft. Snoop Dogg, G-Unit. Forçando a saída da jovem repórter, Sandra sai de cena. Até que o filho corre ao encontro do corpo do pai ensanguentado.
Assim começa a batalha de Sandra para provar na corte que não matou o pai de Daniel. Chegando ao tribunal local, a escritora tem a vida pessoal e a do casal totalmente exposta, uma vez que Samuel, quem desejava voltar a escrever, vinha gravando as conversas que o casal tinha, incluindo discussões acaloradas que culminaram em ataques físicos, como por exemplo, uma que aconteceu um dia antes da estudada queda que a afasta até mesmo do filho.
O longa em idioma francês e inglês, tem atuações impecáveis, seja da protagonista, interpretada por Sandra Hüller, assim como o jovem Milo Machado Graner, que dá vida ao filho cego do casal, assim como o cachorro que quase desfalece em cena. A produção distribuída pela California Filmes provoca lançando possibilidades diversas, enquanto alimenta também a ideia de que Samuel quis deixar uma última boa história, mas para contar a todos como sua última tentativa de ser escritor.
A trama desenvolvida em 2h32 não fica presa ao tribunal -incluindo o julgamento de quem está diante das telas de cinemas e quer ardentemente saber o que, de fato, aconteceu. Há muito mais em "Anatomia de Uma Queda", seja o abalo da relação mãe e filho, a desconfiança do povoado da região sobre as ações passadas de Sandra (na vida pessoal e profissional, que respingou em Samuel), discussões em áudios e vivenciadas e um advogado empenhado em ganhar um caso.
"Anatomia de Uma Queda" brinca com a realidade e ficção do início ao fim, mexendo com a imaginação do público enquanto entrega um desfecho que é um pouco aberto para outras leituras. De volta às telonas em 2024, após ser exibido no Festival Varilux de Cinema Francês em 2023 e, ser oficialmente lançado nos cinemas e também ser indicado ao Oscar nas categorias "Melhor Filme", "Melhor diretor", "Melhor Atriz", "Melhor Roteiro Original" e "Melhor Edição", a longa é simplesmente imperdível.
* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm
Leia+
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.