sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

.: Entrevista com Vico Iasi: Carbono 5 divulga 1° álbum, "Pedra Sobre Pedra"


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural. 

A banda paulistana Carbono 5 está divulgando seu primeiro álbum, intitulado "Pedra Sobre Pedra". São dez canções autorais na linha do pop rock, mas com influências de elementos da MPB. O grupo conta com Vico Iasi (vocal e guitarra base), Mauricio Barros (guitarra solo), Alexandre Hashimoto (baixo) e Marcelo Viterite (bateria) Vico Iasi e Maurício Barros são jornalistas e agora decidiram investir firme no projeto da banda, que apresenta um som interessante, com letras e mensagens diretas para o público. Em entrevista para o Resenhando, Vico explica como foi a decisão de seguir carreira na música e acredita que ainda há espaço para novas bandas. “O público que curte o rock é fiel ao estilo”.

Resenhando.com - Você tinha mais de 20 anos de carreira no Globo Rural. Como foi essa decisão de seguir na música?
Vico Iasi -
Para o público do programa "Globo Rural" foi um choque e tanto. Eu tinha chegado ao posto de chefe de redação do Globo Rural, além de apresenta-lo eventualmente. Mas para mim foi muito simples e fácil seguir esse caminho. A música sempre esteve presente de alguma forma. E senti que poderia ampliar mais esse sonho. Conheço o Mauricio (Barros) desde os tempos da Faculdade. Há uma interação que funcionou ainda melhor com os demais integrantes (Alexandre Hashimoto e Marcelo Viterite). O Maurício segue no canal BandSports e em paralelo mostra seu talento na guitarra e como compositor.


Resenhando.com - Como funciona o processo criativo da banda?
Vico Iasi -
Eu e o Maurício formamos o núcleo de composição. Temos algumas canções em parceria e outras assinadas individualmente. A concepção dos arranjos é discutida por todos os integrantes.


Resenhando.com - Quais são suas principais influências musicais?
Vico Iasi -
O rock clássico, representado por bandas como Beatles, Rolling Stones e Deep Purple. No Brasil, posso citar Mutantes, Rita Lee, Secos e Molhados, Novos Baianos, Barão Vermelho entre outros. O Carbono 5 funciona como um caldeirão de influências. Esse nosso primeiro álbum tem uma pegada pop rock, mas tem também alguns elementos de MPB.


Resenhando.com - De uma certa forma, vocês parecem trazer aquele pique do rock nacional dos anos 80. Vocês se identificam com esse movimento?
Vico Iasi -
Totalmente. E é interessante essa pergunta. Veja só: os Titãs lotaram o Allianz Pàrque em três noites, tocando suas canções consagradas. Ao contrário do que alguns dizem, o que percebo é o público do rock querendo ouvir bandas desse estilo. Estamos procurando ocupar esse espaço, mas de uma forma consciente e profissional.


Resenhando.com - E como vocês vêm trabalhando nessa divulgação?
Vico Iasi -
Um dos pontos que diferem nosso trabalho de outras bandas é que eu e o Maurício estamos com mais de 50 anos de idade. No caso do Carbono 5, todos os passos são dados de forma consciente, porque temos um objetivo e sabemos como alcança-lo. Os vídeos no YouTube mostram o nosso dia a dia e nos aproximam do público que acessa a internet. Disponibilizamos o disco nas plataformas de streaming, que é uma outra tendência atual.


Resenhando.com - E os planos para shows?
Vico Iasi -
Temos avaliado a condição para realizar uma turnê em 2024. Estamos vendo a melhor alternativa para cair na estrada e mostrar nossa música para o público. Quem quiser conhecer melhor nosso trabalho pode conferir nosso canal no YouTube (@CARBONO5_BANDA) ou acessar nosso perfil no Instagram (carbono_5) e no Facebook (bandacarbono5). Nós gostamos muito de interagir com o público que curte nosso som.

"Olhos no Mar"

 "Espalhando Flores"

"Paredes de Isopor"

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.