domingo, 3 de dezembro de 2023

.: Crítica: "A Sombra de Caravaggio" entrega a escuridão da genialidade

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


"A Sombra de Caravaggio" é o tipo de filme que encanta, não somente por trazer o processo e as criações artísticas do pintor Michelangelo Merisi, mais conhecido por Caravaggio, mas por entregar uma leitura belíssima -usando o sombrio atormentador- para a história daquele que procurou a realidade palpável e concreta da representação, a ponto de usar modelos humanos, sendo, prostitutas, crianças de ruas, mendigos e até mortos. Ousado, Caravaggio tinha a alma livre para pintar o sagrado, mas seguir a vida bebendo em noitadas cercado por mulheres e amigos -sobrando espaço para os rivais.

O longa dirigido pelo ator e diretor Michele Placido é puro deleite, uma vez que traz na pele do protagonista, o talentoso italiano Riccardo Scamarcio ("A Noite das Bruxas", "Os Tradutores"), numa dobradinha com a lendária atriz francesa Isabelle Huppert ("Sra. Harris Vai a Paris") e outra, mesmo que breve, porém consistente -e de encher os olhos- com o ator e diretor francês Louis Garrel ("Os Três Mosqueteiros: D'Artagnan""Um Pequeno Grande Plano"). Aliás, é Garrel quem representa a sombra que persegue Caravaggio até seu último suspiro.


A produção de excelência reflete a escuridão que atormentava Caravaggio, perceptível em diversas cenas tão bem defendidas por Riccardo Scamarcio. Não há como passar impune após assistir "A Sombra de Caravaggio". A qualidade visual dos cenários e figurinos completam a perfeição da obra na tela e conseguem despertar o interesse do público em saber mais sobre a vasta obra daquele que pouco dinheiro tinha e vivia envolvido em brigas.  

Em 120 minutos de produção, o roteiro dinâmico, entrega muito de Michelangelo Merisi e sua sombra criativa. Tornando, Caravaggio presente diante do resultado da genialidade de interpretar e retratar, inclusive, passagens bíblicas. "A Sombra de Caravaggio" é um filmaço impecável para se ver e rever. Imperdível!

"A Sombra de Caravaggio" faz parte do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 e pode ser assistido gratuitamente, até 9 de dezembro, aqui: https://festivalcinemaitaliano.com/title-item/lombra-del-caravaggio-a-sombra-de-caravaggio/. Vale a pena!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 


"A Sombra de Caravaggio"(L’Ombra di Caravaggio)
Gênero: drama
Classificação: 14 anos
Duração: 2h00
Ano: 2022
Idioma: italiano
Direção: Michele Placido
Roteiro: Michele Placido
Elenco: Riccardo Scamarcio, Isabelle Huppert, Louis Garrel, Vinicio Marchioni, Lolita Chammah, Micaela Ramazzotti, Michele Placido.
Sinopse: O filme retrata a vida do renomado artista Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio. Ambientado em 1609, o filme explora as profundas contradições e o tormento interior do artista. Caravaggio, um rebelde e inquieto, é retratado como uma verdadeira estrela do seu tempo, com sua genialidade artística e sua vida transgressora. Enquanto aguarda o perdão papal para escapar de uma sentença de morte, ele encontra refúgio na família Colonna, onde suas obras de arte e sua personalidade conturbada deixam uma marca duradoura. O filme apresenta um retrato fascinante de um artista à frente de seu tempo, enquanto enfrenta o poder oculto que o ameaça. “A Sombra de Caravaggio” é um mergulho nas luzes e sombras da vida e da arte desse icônico pintor italiano.


Trailer de "A Sombra de Caravaggio"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.