Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em dezembro de 2023
"Quem Fizer Ganha" é politicamente incorreto por completo e ainda consegue fazer rir da desgraça alheia -a seleção de futebol da Samoa Americana. Tanto que é logo no início, o narrador (Taika Waititi, "Thor: Amor e Trovão") destaca que para ter uma tremenda história de superação e sucesso, é preciso, antes, passar pela humilhação. O longa dirigido por Taika Waititi entrega uma adaptação de humor ácido para um acontecimento verídico, de 2001, da seleção nacional de futebol da Samoa Americana que sofreu a maior goleada da história, perdendo para a Austrália de 31 a 0.
O filme em cartaz no Cineflix Cinemas de Santos, soma 1h32 de duração. Mesmo indo para o lado do homem branco salvador -tal a história da chegada dos europeus ao solo brasileiro e do entorno- ou apontando um gay como uma pessoa volúvel -antes de mostrar quem realmente é, o que independe de sua sexualidade, por exemplo.
A comédia esportiva, "Quem Fizer Ganha", garante entretenimento fortalecido, principalmente com os pensamentos de sabedoria de Tavita (Oscar Kightley) e com a figura de Jaiyah Saelua (Kaimana). O time a que Thomas Rongen (Michael Fassbender, o Magneto mais jovem dos "X-Men") é destinado a mudar começa no estilo do seriado "Glee". Thomas aqui é o professor Will Schuester que precisa encontrar o talento do time e também desbravar os que por lá passaram um dia, incluindo o goleiro do fatídico jogo que perderam de 31 a 0.
Embora falte tato com questões delicadas, o roteiro de Iain Morris, Taika Waititi também mostra a cultura local -com certo sarcasmo- e aproveita para fazer críticas sociais. De toda forma, "Quem Fizer Ganha" é um bom filme para conferir!
* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm
Trailer de "Quem Fizer Ganha"
Leia+
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.