sábado, 2 de dezembro de 2023

.: Crítica: "Primadonna" luta pela verdade anulada por poderosos na sociedade

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


"Primadonna" parece ser uma linda história de amor entre Lia Crimi (Claudia Gusmano) e Lorenzo Musicò (Dario Aita), até que o inimaginável acontece e o casal protagoniza um duelo nos tribunais, capaz de arrancar lágrimas no público. O longa dirigido por Marta Savina retrata a história da primeira mulher capaz de lutar por seu direito, ainda numa época em que a lei do mais forte, ou seja, da máfia organizada, ditava o que e como deveria ser.

Nos primeiros minutos, "Primadonna" destaca a pureza e o desejo de Lia em ser a virgem santa mãe de Cristo numa encenação do nascimento de Jesus. É justamente num evento religioso, pelas ruas, que Lia e Lorenzo tornam a cruzar seus olhares. Como todos apaixonados os dois se encontram às escondidas, mas ela permite somente que ele pegue em suas mãos e dê um beijo na bochecha. 

Toda a cena de amor se esvai quando ele menospreza um adereço de cabelos. Ali, Lia percebe a violência tão apontada pelo pai, o senhor Pietro Crimi (Fabrizio Ferracane). Humildes, pai e filha, trabalham no próprio plantio, enquanto que os poderosos Musicò, liderando um grupo sequestram a jovem. 

A produção italiana e francesa, em 1h42, emociona, destaca a superficialidade e os julgamentos da massa, enquanto mostra que normalizar abusos nunca deverá ser aceito, mesmo quando tudo pode ser perdido. "Primadonna" mostra os malabarismos feitos, inclusive por representantes da igreja, para que prevaleça a lei do mais forte, estando certo ou errado. Drama imperdível!

"Primadonna" faz parte do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 e pode ser assistido gratuitamente, até 9 de dezembro, aqui: https://festivalcinemaitaliano.com/wp-content/uploads/2023/10/PRIMADONNA.jpeg. Vale a pena!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 

"Primadonna" (Primadonna)
Gênero: drama
Classificação: 16 anos
Duração: 1h42
Ano: 2022
Idioma: italiano

Direção: Marta Savina
Elenco: Claudia Gusmano, Fabrizio Ferracane, Francesco Colella, Manuela Ventura
Sinopse: No cenário da Sicília dos anos 60, Lia Crimi é uma jovem de 21 anos que reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia que abalará as convenções sociais de sua época. Em um mundo onde prevalece a lei do mais forte, a máfia está enraizada e aceita como parte natural da vida, os poderosos decidem e os mais fracos obedecem, sua coragem abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres.

Trailer de "Primadonna"

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.