Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em dezembro de 2023
"O Retorno de Casanova", dirigido por Gabriele Salvatores, resgata a trama clássica de Arthur Schnitzle sobre o libertino decadente Giovanni Jacobo Casanova (1725-1798), entregando um paralelo com o diretor de cinema Leo Bernardi (Toni Servillo) que, enquanto finaliza seu mais recente filme, segue incomodado com o novato na área cinematográfica que está ganhando o posto de queridinho: Lorenzo Marino (Marco Bonadei).
Num estilo Tim Burton de fazer cinema, a vida confusa do diretor que vive em uma casa tecnológica -incluindo robôs aspiradores e vaso sanitário eletrônico-, que depois se mostra cheia de sentimentos ao refletir a melancolia de Bernardi, é exposta em preto e branco, enquanto que o filme de trabalho de Bernardi, apoiando na trama da literatura universal, "O Retorno de Casanova", é colorido.
Tal qual acontece no recente francês, "Making Of", no longa italiano, é Bernardi é quem conduz o filme dentro do filme. O longa de 1h35, é encantador, uma vez que os figurinos e os cenários de época são de encher os olhos.
O filme que lança provocações sobre envelhecer, destacando o ciclo da vida, quando há a chance de novas vidas por vir, como também questiona o quanto a tecnologia tirou o colorido do nosso olhar. "O Retorno de Casanova" é excelente!
"O Retorno de Casanova" faz parte do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 e pode ser assistido gratuitamente, até 9 de dezembro, aqui: https://festivalcinemaitaliano.com/title-item/il-ritorno-di-casanova-o-retorno-de-casanova/. Filmaço imperdível!
* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm
Gênero: drama, comédia
Classificação: 16 anos
Duração: 1h35
Ano: 2023
Idioma: italiano
Direção: Gabriele Salvatores
Roteiro: Gabriele Salvatores
Elenco: Toni Servillo, Sara Serraiocco, Fabrizio Bentivoglio, Natalino Balasso, Antonio Catania
Sinopse: Leo Bernardi, um aclamado diretor de cinema em sua última obra, escolhe contar a história de Casanova de Arthur Schnitzler, um personagem incrivelmente parecido com ele, mais do que ele mesmo pode imaginar. Schnitzler retrata um Casanova que já superou sua juventude, seus tempos de glória ficaram para trás: ele não possui mais seu charme e poder sobre as mulheres, não tem dinheiro no bolso, não tem mais vontade de percorrer a Europa. Assim como o lendário sedutor, Bernardi enfrenta seu próprio envelhecimento e questionamentos sobre a vida. Enquanto se prepara para o Festival de Cinema de Veneza, ele lida com competição, amor e o inevitável passar do tempo. Com referências ao cinema de Fellini, "Il Ritorno di Casanova" é um filme de atmosfera envolvente e uma atuação intensa de Toni Servillo.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.