sábado, 2 de dezembro de 2023

.: Crítica: "Contos de Domingo" é desenhado pela ausência paterna

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


A ausência do pai é a tônica do filme italiano, "Contos de Domingo". Dirigido e roteirizado por Giovanni Virgilio (Malarazza: una storia di periferia), o longa apresenta a história de Francesco, chamado carinhosamente de Cicio, na vida adulta, tenta cumprir o pedido da mãe de ser médico, enquanto que o irmão mais novo faz o melhor para vencer a tentação chamada Angélica e seguir como padre.

O tempo passa e pouco antes de se tornar médico, Francesco percebe que sua verdadeira vocação é a política. Ambicionando fazer o bem a todos, mirando no crescimento da região em que sempre viveu, muito humilde, ele muda a rota de seu caminho profissional. Contudo, acaba sendo fisgado pelos grandes que pretendem fazer dele uma marionete.

A trama envolvente vai acontecendo tal qual alguém que pega um diário e passa a acompanhar a história de outro pessoa, aqui, um garoto que sonha encontrar o pai e leva tal desejo seu último dia de vida. "Contos de Domingo" faz parte do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 e pode ser assistido gratuitamente, até 9 de dezembro, aqui: https://festivalcinemaitaliano.com/title-item/i-racconti-della-domenica-contos-de-domingo/. Vale a pena!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 



"Contos de Domingo"" ("I Racconti Della Domenica") 
Gênero: drama
Classificação: 12 anos
Duração: 1h41
Ano: 2023
Idioma: italiano
Direção: Giovanni Virgilio
Roteiro: Giovanni Virgilio
Elenco: Emmanuele Aita (Ture), Nico Birnbaum (Sergente Albert Meier), Paolo Briguglia, Simone Raffaele Cordiano (Francesco), Federica de Benedittis (Connie), Rita De Donato (Angelica), Francesca Della Ragione (Francesca), Stella Egitto
Sinopse: O filme abrange quarenta anos da história italiana e siciliana, desde 1934 até a morte de Aldo Moro, através da história de Francesco, um homem íntegro que luta contra as adversidades e narra sua vida por meio de cartas ao pai ausente, revelando sua jornada desde a infância até se tornar um amado prefeito. Enfrentando a resistência dos poderosos e a influência da máfia, Francesco desafia as normas sociais e luta pelos direitos e deveres de seu povo. Esta obra cuidadosa e envolvente captura a essência da história da Itália e da Sicília, ao mesmo tempo em que celebra o poder da integridade e da liderança justa. É a história de um homem que, crescendo sem um pai, tornou-se o pai de todos os seus cidadãos.


Trailer de "Contos de Domingo"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.