"Toda Fúria", romance escrito por Tom Farias, é uma ficção, mas, segundo a editora, poderia ser a história real de muitos jovens que são lançados à agressividade do sistema e da criminalidade. É a lei da sobrevivência do mais forte. O livro conta a história de Caniço, uma cria da favela. Seus pais são mortos pela ordem natural do crime - ele pela polícia, ela dentro da cadeia. Bicho solto, ele se fez nas ruas: fazendo furtos, usando drogas e servindo de mula e aviãozinho para o tráfico.
Com diversas passagens pelas chamadas casas de correção, conheceu na pele a violência desse ambiente que deveria lhe dar uma chance de mudar de vida. Mas, não! O sistema é um retrato do mundo que não quer que jovens como Caniço sobrevivam e se "endireitem". O livro é a saga de um Quixote dos subúrbios cariocas, um herói do submundo, que lidera e protege seu bando juvenil e muda a ordem das coisas para sobreviver, a um sistema perverso e corrupto, que o aprisiona e marginaliza.
Tom Farias, carioca, formado em Letras, com especialização em Literatura Afro-brasileira do século 19, e em Comunicação Social. É escritor, jornalista, crítico literário, ensaísta, dramaturgo e roteirista. Tem livros publicados nas áreas de biografia, crítica literária, ensaio e romance, com destaque para as afrobiografias "Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil", finalista do prêmio Jabuti 2009, e "José do Patrocínio: a Pena da Abolição". É membro efeito da Academia Carioca de Letras. Compre o livro "Toda Fúria", escrito por Tom Farias, neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.