sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Crítica: "Mussum, o Filmis" é cinebiografia consistente e divertida


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em novembro de 2023


A linda relação de mãe e filho com o intenso desejo do melhor para ambos, mesclando com a liberdade para que cada um sonhe e possa alcançar a plenitude na vida. Na telona do Cineflix Cinemas,"Mussum, o Filmis", dirigido pelo também ator Silvio Guindane, simplesmente acontece a cada cena repleta de piadas e situações dramáticas, sendo tão agradável a ponto de não se notar o total de 1h e 56 minutos passar.

O longa começa com o humorista adulta, interpretado por Ailton Graça que chegou a aplicar botox para o rosto se aproximar ao de Mussum, quando o autêntico Trapalhão vai para os bastidores e descobre que a mãe está internata. Assim, surge o pequeno Antônio Carlos (Tawan Lucas) interessado numa roda de samba, quanto que a mãe, Cacau Protásio o repreende.

No entanto, Tawan Lucas vai além da fofura em cena, o jovem ator esbanja um talento que cativa a cada aparição, deixando um gostinho de quero mais, quando o Mussum se torna um rapaz. Sem dúvida, o ator mirim terá um futuro brilhante, pois já mostra o dom para a interpretação ao lado de Protásio, que entrega um papel materno e bastante distinto dos já interpretados pela atriz. E ela entrega tudo. É uma mãe tão amorosa e terna, quanto a da maravilhosa Neusa Borges.

O filme é tão consistente ao apresentar várias fases importantes da vida de Antônio Carlos, que abre espaço para a reinterpretação de cenas clássicas do humorístico "Os Trapalhões". E é um presentão, mas também traz a participação de Mussunzinho (novelas "América", "Força do Querer"), um dos filhos do eterno membro do grupo "Originais do Samba", além de destacar a sugestão de Chico Anísio para que o humorista adaptasse o "is" no fim de certas palavras, o que virou uma marca na fala de Mussum. 

"Mussum, o Filmis" é uma produção brasileira que nos enche de orgulho, pela excelência do que se vê nas telonas, principalmente pela construção da narrativa do enredo não-linear. O filme com roteiro de Paulo Cursino é definitivamente imperdível! 

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 

"Musum, o Filmis"("Mussum, o Filmis") Ingressos on-line neste linkGênero: comédiaClassificação: 12 anos. Duração: 1h56. Ano: 2023. Idioma: português. Distribuidora: Downtown Filmes. Direção: Silvio GuindaneRoteiro: Paulo Cursino  Elenco: Ailton Graça, Cacau Protásio. Sinopse: A trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, de "Os Trapalhões". A infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira e o sucesso com o grupo Originais do Samba, além dos bastidores como integrante de "Os Trapalhões".


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.