segunda-feira, 23 de outubro de 2023

.: Sucesso do cinema, "Oppenheimer" é tema de debate on-line do MIS


Nesta terça-feira, dia 24, às 20h, o canal do YouTube do MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo transmite uma conversa entre especialistas em física sobre o filme “Oppenheimer”. Evento on-line traz especialistas em física para uma conversa sobre um dos filmes mais comentados do ano

Um dos filmes mais comentados e de maior bilheteria do ano será tema de debate realizado pelo MIS. Nesta terça-feira, dia 24, às 20h, o canal do Museu no YouTube transmite uma conversa entre especialistas em física sobre “Oppenheimer”, do diretor Christopher Nolan. A partir da análise do filme, será debatido como as teorias abstratas da física tornaram-se uma ameaça à sobrevivência da humanidade pela possibilidade de uma catástrofe nuclear. Confira a crítica do filme neste link: "Oppenheimer" é filmaço que trabalha visual e sonoplastia com louvor.

O evento faz parte do #CineCiência, programa mensal do MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) que promove debates sobre filmes que abordam temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área cientifica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto. A edição de outubro contará com a presença do físico e CEO da logicalis Latin America, Rodrigo Parreira, e o físico Luis Carlos Menezes (USP).


Sobre o filme 
“Oppenheimer” é um filme histórico de drama dirigido por Christopher Nolan e baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer “Prometeu Americano: o Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas.

A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945. Além de Cillian Murphy, o elenco também traz nomes como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh. Compre o livro “Prometeu Americano: o Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin, neste link.


Sobre os convidados
Rodrigo Parreira é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, mesma instituição onde obteve seu doutorado em Física Matemática. Após concluir um pós-doutorado na Universidade de Princeton, nos EUA, iniciou uma carreira corporativa na área de consultoria estratégica voltada à tecnologia da informação e às telecomunicações. Atualmente, é CEO da Logicalis Latin America, uma das maiores empresas de serviços e integração de soluções tecnológicas atuantes na América Latina, com mais de 3.000 colaboradores e presença em 11 países da região. 

Luis Carlos Meneses é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, mestre em Física pela Carnegie Mellon University e doutor em Física pela Universitat Regensburg. É professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e orientador do programa de pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da mesma universidade. Atua na área de educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências. Recentemente, Luis Carlos Menezes lançou a obra “Educar para o imponderável: a ética da aventura”. 


Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGillUniversity, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), vice coordenador do programa de estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. Além disso, Goldfarb também atua como conselheiro do Museu Judaico de São Paulo e é membro honorário da Academia Paulista de Educação. 

O Núcleo de Cinema do MIS tem como patrono Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedora a empresa B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group, Telium, Quality Faria Lima e Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças. Garanta o seu exemplar de “Prometeu Americano: o Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, neste link.

Serviço
CineCiência - “Oppenheimer”
. Ao vivo no YouTube do MIS. Neste link: https://www.youtube.com/watch?v=yVvCwK4Bv6Y.Data: 24.10, às 20h. Classificação: livre.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.