A obra traz glossário de Libras, versão em audiobook e QR Code que direciona leitor a um vídeo de interpretação em Libras, garantindo acesso mais amplo à obra. Foto: Giba Freitas
Especialista em acessibilidade cultural, atriz e presidente do Ria Instituto, a escritora Bruna Burkert lança o livro infantil "O Riso de Luiza". Com sensibilidade e delicadeza, o livro aborda a inclusão de crianças autistas na escola e a importância de respeitar as diferenças de cada um. A história é contada do ponto de vista da protagonista, o que permite que os pequenos leitores se identifiquem com ela e compreendam a importância da empatia e do respeito às diferenças. A obra inaugura o selo Baderninha, da editora Baderna, e é ilustrada pelos artistas Alice Procter e Diego Clementino. O projeto gráfico foi pensado para garantir acessibilidade a todos os públicos, com glossário de Libras, versão em audiobook e QR Code que direciona o leitor a um vídeo de interpretação em Libras.
O enredo traz a história de Kailani, uma menina muito esperta que é colega de classe de Luiza, criança autista que apresenta algumas particularidades que deixam a protagonista intrigada. No decorrer do livro, a menina percebe que Luiza não ri e não expressa suas emoções como as outras crianças, o que deixa Kailani confusa, preocupada e muito curiosa. Ao longo da narrativa, a protagonista começa a se aproximar de Luiza e descobre que, mesmo com suas diferenças, a colega também é uma criança feliz e cheia de talentos.
"O Riso de Luiza" é uma obra que reforça o trabalho de Bruna Burkert na promoção do respeito às diferenças, acessibilidade e inclusão. A autora conta que a personagem-título da obra foi inspirada pelo seu trabalho em ONGs e no Ria Instituto, espaço presidido por ela que promove ações artísticas que beneficiam e incluem pessoas com deficiência, considerando todo o meio do qual elas fazem parte.
A obra também foi criada com o objetivo de ser levada às salas de aula, estimulando debates saudáveis entre alunos. "No convívio com muitas crianças autistas ou subdiagnosticadas, é possível perceber como as desigualdades sociais representam um agravante no transtorno. Por isso, é muito importante espaços em que essas crianças se relacionem de forma orgânica e inclusiva", conta Bruna.
A preocupação em tornar o livro acessível a todos os públicos está presente em toda sua formulação, que conta com ilustrações de Libras criadas por Alice Procter, acessibilidade em Libras criada pela empresa Libralize-se, versão em Audiobook produzida por Giba Freitas e narrada por Priscila Ribeiro e roteiro de audiodescrição criada por Bruna Burkert. "A ideia é que as crianças tenham a oportunidade de desfrutar da história sem nenhum impedimento", conta a autora, reforçando que muitas obras disponíveis em bibliotecas com indicações em Libras ou outros recursos de acessibilidade não são obras infantis, o que faz de "O Riso de Luiza" uma opção de destaque para esse público.
Bruna reforça que a acessibilidade cultural, assunto do qual é formada e que permeia todo seu trabalho, também está presente na sua trajetória teatral. Sua primeira obra literária, "A Princesa que Não Sabia as Palavras", foi um espetáculo de teatro antes de se tornar livro. Na trajetória anterior à "O Riso de Luiza", Bruna ofereceu uma série de oficinas artísticas para crianças com deficiência, além de ter feito circulações de espetáculos e contação de histórias. "Eu me relaciono muito bem com histórias vivas, o que me faz pensar em algum momento também adaptar' O Riso de Luiza' para os palcos", adianta.
A autora conta ainda que, para além da temática da obra, há também aspectos importantes como o estímulo a uma relação saudável e de confiança entre pais e filhos e o estímulo para que crianças compreendam as características únicas de seus colegas e possam assim lidar com elas com empatia e sem pré-julgamentos. Compre o livro "O Riso de Luiza", de Bruna Burkert, neste link.
Sobre a autora
Bruna Burkert é escritora, atriz e especialista em Acessibilidade Cultural, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É presidente do Instituto RIA (Respeito - Inclusão - Acesso), Fundado em 2019 visando a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade através de atividades artísticas. Desenvolve há quase uma década projetos de teatro com crianças com deficiência nas periferias, como oficinas e montagens teatrais e contações de história bilíngues. É autora dos livros infantis "A Princesa que Não Sabia as Palavras" e "O Riso de Luiza", ambos projetos financiados pelo PROAC Editais. Garanta o seu exemplar de "O Riso de Luiza", escrito por Bruna Burkert, neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.