sábado, 28 de outubro de 2023

.: Entrevista: Claudia Raia fala sobre a Emengarda de "Terra e Paixão"


Atriz comenta a participação especial na trama em que interpreta a mãe de Luigi (Rainer Cadete). Foto: Globo/Paulo Belote

Em cenas de "Terra e Paixão", após ficar atrás de Luigi (Rainer Cadete) para informar o desejo de viajar para Nova Primavera, Emengarda (Claudia Raia) chegou para causar na cidade e deixa o filho desesperado, pois a presença dela pode acabar com os seus planos referentes à sucessão das terra de Antônio (Tony Ramos). Com isso, ao encontrá-la na fazenda, o italiano é obrigado a apresentar sua verdadeira mãe como uma parente brasileira a Irene (Gloria Pires) e Antônio, afinal, ela não pensa em ir embora tão cedo.  

Durante o papo com Emmy, como Emengarda gosta de ser chamada, Antônio a convida para se hospedar na fazenda e Irene fica desconfiada da história sobre o parentesco com o genro. Logo, coloca Luigi contra a parede e o obriga a revelar a identidade dela. Enquanto isso, Emmy fica de olho em Antônio e no comportamento de Irene com Vinícius (Paulo Rocha), e aproveita o tempo ocioso na casa dos La Selva para surrupiar alguns itens de valor, prática que está habituada a ter em sua vida pessoal. 

Ainda na temporada pela cidade, Emmy revela conhecer Agatha (Eliane Giardini) do passado e alerta Luigi sobre o risco de ficar próximo da ex-detenta. Ela afirma que a primeira mulher de Antônio matou colegas de cela envenenadas e vai usar tudo o que sabe para ganhar mais dinheiro. Abaixo confira a entrevista com a atriz Claudia Raia.


Como você define a sua personagem?
Claudia Raia -
Se tem uma coisa que eu soube de cara é que ela é uma mulher que vai causar. E o público vai entender que os trambiques de Luigi são coisa de família (risos). Minha personagem é uma mulher bem cara de pau, divertidíssima e de caráter muito duvidoso. Podemos esperar barbaridades dela.

 
Em quem se inspirou para fazê-la? 
Claudia Raia - 
A inspiração veio mesmo do texto e da conversa com Walcyr Carrasco. Ele já sabia muito bem como queria essa personagem e qual seria a função dela naquele lugar da trama. Quando ele me ligou para contar e fazer o convite, eu não pensei duas vezes. Estou muito animada em voltar a fazer novela, em encontrar esse elenco tão talentoso, rever amigos queridos, como Tony e Gloria. Estou me divertindo muito. Dá saudade deixar o Luca em casa? Dá. Mas o trabalho também é uma parte importantíssima da minha vida. Agora vou emendar numa frente de trabalhos e estou muito animada com isso. Depois que terminar minha participação em "Terra e Paixão", começo a preparação para o musical “Tarsila, A Brasileira”, que estreia em janeiro de 2024. É muito bom ver tantos projetos ganharem vida.


Com tantos anos de carreira novos trabalhos ainda são desafiadores? 
Claudia Raia - 
Claro que sim! Eu sou um eterna curiosa, tanto para a vida quanto para meus personagens. Por mais que pareça, um personagem nunca é igual ao outro.E meu desafio é justamente buscar o que os torna diferentes entre si, qual é a característica que os torna únicos e como posso explorar isso. Entrar em uma novela que já está no ar há um tempo, consolidada e fazendo muito sucesso, também é um desafio. Você é um peixinho meio fora do aquário. Pensar nessas coisas, estudar o personagem, me dá esse frio na barriga gostoso da novidade.

Quais são as principais questões que ela vai enfrentar na trama?
Claudia Raia - 
Acho que ela vai criar muitas questões para as pessoas ao redor (risos). O que dá para adiantar é que ela é muito pior do que o Luigi (Rainer Cadete). Então, com certeza vai aprontar bastante com os outros personagens. 


E como estão sendo as gravações, o convívio com o elenco?
Claudia Raia - 
As gravações estão sendo ótimas. É ótimo trabalhar e estar perto de amigos tão queridos, como Tony Ramos e Gloria Pires. Trabalhar com Rainer e Tata também está sendo ótimo. Nos divertimos muito em cena juntos. E o reencontro com o Luiz Henrique Rios, o diretor, está sendo maravilhoso. Sou uma atriz que gosta de ser dirigida, que gosta dessa troca. E ele é muito atento e sensível a isso. Não posso deixar de dizer que também é muito bom voltar em uma novela do Walcyr, que se comunica de uma maneira muito próxima do público, que é tão popular. Temos isso em comum: eu adoro projetos populares. Gosto de trabalhar para o público se divertir.

Como você espera que o público vai receber sua personagem?
Claudia Raia - 
Eu espero que bem e que se divirta com as falcatruas dela.

Comente sobre a relação dela com Luigi.
Claudia Raia - 
Ela não é aquela mãe zelosa, cuidadosa, que só pensa no bem-estar do filho. Ela é uma grande trambiqueira, e os dois têm isso em comum. Na verdade, ela é bem pior do que o Luigi, ou seja, podem esperar tudo dela. Tudo bem que isso acaba os aproximando também. É uma relação em que os dois querem se dar bem sempre. 


Quais foram seus últimos trabalhos?
Claudia Raia - 
Meu último trabalho na TV foi "Verão 90". Depois veio a pandemia, voltei da minha turnê com o espetáculo “Conserto para Dois” na Europa antes, porque tudo estava fechando. Depois, voltei com o espetáculo em 2021 e 2022. A turnê nacional estava agendada para 2020, mas precisou ser adiada. Ano passado, eu estive à frente do “Decora” ao lado da Stephanie Ribeiro em uma edição dedicada às novelas. Foi um trabalho muito divertido e que eu fiz já grávida do Luca. Foi muito especial ter esse registro. Depois ele nasceu e agora, depois da licença, estou voltando à ativa em "Terra e Paixão" e emendo na preparação para o musical “Tarsila, A Brasileira”, como citei acima.

Como foi o convite para a participação na novela?
Claudia Raia - 
O convite veio do próprio Walcyr Carrasco. Fiquei muito feliz quando recebi a ligação dele e mais ainda quando ele fez o convite. Ele me disse o que estava pensando para a personagem, qual era o caminho que gostaria para ela, e topei na hora. 

Como está sendo trabalhar o texto do Walcyr Carrasco e como tem sido a direção do Luiz Henrique Rios?
Claudia Raia - 
Está sendo maravilhoso, um reencontro muito feliz! Já trabalhei com Luiz Henrique e sempre foi muito bom. Desde o começo, tanto ele quanto toda a equipe fizeram de tudo para que as gravações acontecessem da melhor forma, pensando que eu moro em São Paulo e estou com um bebê pequeno em casa. O texto do Walcyr é ótimo, tem um apelo popular muito grande. Isso me deixa muito feliz.
 

É o seu primeiro trabalho após a gravidez. Apesar de você já ter passado por isso com seus dois outros filhos, como tem sido viver essa experiência agora?
Claudia Raia - 
É bem diferente, especialmente porque agora estou passando isso fora de casa. Eu moro em São Paulo e estou no Rio para gravar a novela. Mas é algo que eu sabia que aconteceria em algum momento. Também é importante para eu me entender como mulher depois do nascimento do Luca. Nos primeiros meses, estive completamente dedicada a ele. Voltar a sair de casa para trabalhar me coloca em um outro lugar. Dá muita saudade, parece que está faltando um pedaço de mim, mas ao mesmo tempo me sinto muito realizada por estar fazendo o que eu amo fazer. Busco sempre olhar o lado mais cheio do copo, e neste caso não é diferente. Afinal, além de mãe, sou mulher, atriz, produtora... E agora vou começando a reencontrar esses outros lados meus, que estavam mais adormecidos. Está sendo um reencontro gostoso comigo mesma também a volta ao trabalho.

"Terra e Paixão" é uma novela criada por Walcyr Carrasco, escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes. A obra é escrita com Márcio Haiduck, Vinícius Vianna, Nelson Nadotti, Cleissa Regina e Dora Castellar. A direção artística é de Luiz Henrique Rios com direção geral de João Paulo Jabur e direção de Tande Bressane, Jeferson De, Joana Clark, Felipe Herzog e Juliana Vicente. A direção de gênero é de José Luiz Villamarim e a produção é de Raphael Cavaco e Mauricio Quaresma.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.