sexta-feira, 13 de outubro de 2023

.: Editora Todavia lança a coleção Todos os Livros de Machado de Assis


A coleção Todos os Livros de Machado de Assis, fruto da parceria entre a editora Todavia e o Itaú Cultural está em pré-venda (neste link). O projeto inédito, idealizado pelo professor Hélio de Seixas Guimarães, reúne em 26 volumes - entre poesia, teatro, conto e romance - tudo o que foi publicado em livro durante o período de vida do grande escritor.

Foram quatro anos de pesquisa e edição com o envolvimento de uma equipe de mais de 20 pessoas, entre leitores críticos, preparadores, consultores, revisores técnicos, editores e designers. A caixa tem tiragem limitada, mas os livros da coleção serão vendidos de forma avulsa a partir do primeiro semestre de 2024.


Um trabalho que amplia as leituras possíveis de uma obra que continua a nos desafiar
Da estreia, em 1861, com a peça "Desencantos", ao último romance, "Memorial de Aires", de 1908, a coleção reúne 25 volumes, em ordem cronológica,  que permitem observar o percurso de Machado até se tornar o autor de alguns dos maiores clássicos brasileiros. 

Há também um volume extra, "Terras", testemunho de seu trabalho como servidor público, função que exerceu por mais de 40 anos, tratando de questões cruciais para o país. Com texto estabelecido a partir de edições revistas pelo autor, apresentações inéditas para cada livro, o leitor poderá acompanhar como aspectos importantes em sua obra (as relações e questões de gênero, classe e raça, por exemplo) se apresentam e se transformam ao longo do tempo e se fazem presentes nos vários gêneros que praticou. Em toda a coleção, as anotações sobre a presença da questão racial nos escritos de Machado de Assis ficaram a cargo de Paulo Dutra, professor na Universidade do Novo México (EUA) e consultor da coleção. Compre a coleção Todos os Livros de Machado de Assis neste link.   


Um resgate da dicção de Machado de Assis
Todos os 26 volumes têm a ortografia atualizada, com indicação, nos aparatos críticos, das variantes ainda admitidas na língua e registradas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (exemplos: cousas, prescrutador, tacto, subtil). Além disso, a pontuação do escritor foi respeitada, mesmo quando soa estranha para o leitor de hoje. Isso porque ela responde muitas vezes a critérios expressivos (hesitações, ênfases, ironia etc.) e não apenas a critérios lógico-sintáticos, em grande medida estabelecidos depois que o escritor produziu e publicou seus livros. Garanta a a coleção Todos os Livros de Machado de Assis neste link.   


O projeto gráfico e tipográfico
O projeto gráfico, assinado por Daniel Trench, parte da pesquisa e do estudo tipográfico dos originais de Machado de Assis. As letras reproduzidas nas capas de cada livro foram extraídas das páginas de rosto de cada uma das 26 edições que deram origem aos volumes desta coleção. Foi também por meio de investigação e análise da tipografia dessas edições de base que uma nova família tipográfica foi desenvolvida pelo designer de tipo Marconi Lima, e batizada de Machado Serifada. A cor das capas e os símbolos usados em cada uma delas variam de acordo com o gênero de cada livro.


Sobre o autor
Joaquim Maria Machado de Assis
nasceu no Rio de Janeiro em 1839. Filho de mãe açoriana e de pai afrodescendente, publicou poesia, crítica, teatro, tradução, crônica, conto e romance. Ao todo, foram 26 títulos entre 1861 e 1908, ano de sua morte. Há mais de cem anos Machado de Assis está no centro dos debates sobre a literatura, a cultura e a formação social brasileira, envolvendo questões de classe, gênero e raça, bem como os modos de inserção da experiência brasileira nos grandes temas globais e humanos.

A equipe
Aline Valli, Audrey Ludmilla do Nascimento Miasso, Carlos Mesquita, Daniel Trench, Djalma Espedito de Lima, Erika Nogueira Vieira, Félix Abramo Guimarães, Fernando Borsato do Santos, Gabrielly Alice da Silva, Hannah Uesugi, Hélio de Seixas Guimarães, Huendel Viana, Ieda Lebensztayn, Jane Pessoa, Karina Okamoto, Luciana Antonini Schoeps, Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida, Marcelo Diego, Marconi Lima, Mario Santin Frugiuele, Nino Andrés, Paulo Dutra, Pedro Botton.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.