terça-feira, 19 de setembro de 2023

.: "Idadismo: um mal universal pouco percebido", o preconceito da idade

Dr. Egidio Dórea lança livro sobre preconceito contra o idoso no dia 20/9. Encontros Literários recebe o médico para o lançamento de "Idadismo: um mal universal pouco percebido", na Unibes Cultural


Idadismo, ageísmo ou etarismo é o preconceito quanto à idade e o assunto é um dos temas de destaque do Encontros Literários de setembro, das 19h30 às 21 horas do dia 20, na Unibes Cultural. O evento terá como convidado Egidio Lima Dórea – médico, professor e embaixador no Inspirali Saúde do Idoso –, para o lançamento de “Idadismo: um mal universal pouco percebido”.

Especialista na temática, o diretor do Aging 2.0 São Paulo traz à luz questões como manifestações por vezes imperceptíveis, como maus-tratos sofridos por idosos, além de preconceito e inclusão etária e outros aspectos que abrangem o envelhecimento populacional.

“Os estereótipos negativos associados à idade são mais persistentes e superam os positivos e podem potencialmente anular os efeitos destes últimos. Muito provavelmente devido ao fato de que os negativos são criados, mantidos e fortalecidos continuamente e de uma forma precoce ao longo de nossas vidas”, afirma o autor em sua obra.

Para o Dr. Dórea, “nosso próprio envelhecimento pode passar despercebido. Continuamos a sentir-nos capacitados, produtivos e dinâmicos”.

De acordo com dados do IBGE 0 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de idosos no Brasil supera 33 milhões de habitantes, dos quais cerca de 5,1 milhão vive no Estado de São Paulo. No entanto, nem todos conhecem o respeito e a dignidade merecidos como cidadãos, mesmo sob o que rege o Estatuto do Idoso ao assegurar que todos têm o dever “zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”.

A entrada é franca mediante retirada antecipada de ingressos pela internet (unibescultural.org.br).

Você pode comprar “Idadismo: um mal universal pouco percebido”, de Egidio Lima Dórea aqui: amzn.to/45Xxc0P

Egidio Lima Dórea: médico e professor de medicina da USCS, coordenador da USP 60+, membro da Comissão de Direitos da Universidade de São Paulo. É diretor do Aging 2.0 São Paulo, membro do ILC Brasil e embaixador Inspirali Saúde do Idoso.


Serviço: 

Encontros Literários

Lançamento do livro “Idadismo: um mal universal pouco percebido”, de Egidio Lima Dórea (Unisinos)

20 de setembro, das 19h30 às 21h

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde

Horários: Quarta a sábado (12h às 20h) e domingo (12h às 19h)

Telefone: (11) 3065-4333

Ingressos gratuitos e informações: unibescultural.org.br

Compre “Idadismo: um mal universal pouco percebido”, de Egidio Lima Dórea aqui: amzn.to/45Xxc0P

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.