sexta-feira, 22 de setembro de 2023

.: Crítica: "Som da Liberdade" emociona e revolta com crime infantil

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em setembro de 2023


"Som da Liberdade", protagonizado por Jim Caviezel (A Paixão de Cristo), é um filme de ação e drama que chega para denunciar o submundo do tráfico humano infantil, mas também emociona. Tal qual um soco no estômago pela temática forte, a pedofilia, o longa não estampa cenas grosseiras, optando por deixar a interpretação para o público que fará a leitura das entrelinhas, geralmente na falas ou ações dos personagens. 

Em cartaz no Cineflix Cinemas, o longa que teve a estreia protelada por longos anos, apresenta dois irmãos hondurenhos, Roccio Aguilar (Cristal Aparicio), uma menina em torno de 10 anos e um garotinho de aparentemente 7 anos, Miguel quando convocamos por uma modelo para um teste. Viúvo, Roberto Aguilar (José Zuniga) leva os dois filhos para a falsa seleção. Impedido de permanecer ali, quando volta ao local em horário marcado, nenhum vestígio dos filhos é encontrado.

Nos Estados Unidos, o agente federal, Tim Ballard (Jim Caviezel), que combate uma rede de pedofilia e tráfico sexual infantil, chega até o caso dos irmãos Aguilar, quando consegue resgatar o pequeno apelidado de Ursito Teddy, Miguel. No entanto, além do agradecimento por devolvê-lo ao pai, Roberto, Miguel pede para seu amigo "Timoteo", Tim Ballard, resgatar a irmã dele, Roccio.


Ballard, um pai destemido, deixa filhos e esposa Kate Ballard (Mira Sorvino, "O Grande Gatsby", 2000) quando embarca para a Colômbia a fim de realizar o pedido do garotinho Miguel. Ao conhecer melhor a gigante teia do comércio sexual de crianças, o agente esbarra em Vampiro (Bill Camp, "O Gambito da Rainha"), grande comprador de crianças, quando decide fazer uma parceria com o rico e poderoso Paul (Eduardo Verástegui). 

Ao abordar um tema extremamente delicado, porém necessário, "Som da Liberdade", dirigido por Alejandro Gómez Monteverde ("Bella"), chega a flertar com a doutrinação, mas a qualidade do elenco em cada cena, a edição rápida e o bom roteiro contornam qualquer ligação religiosa do filme de 2h15. Em nenhum momento, a produção independente, que teve financiamento coletivo, perde a excelência, garantindo cenas de pura adrenalina, embora esbarre no melodrama em determinados momentos. 

Sem cena pós-creditos prometendo uma sequência, tal qual os filmes de heróis, em "Som da Liberdade", após os créditos que apresentam imagens do agente americano e filmagens de emboscadas aos traficantes, há uma mensagem especial do ator Jim Caviezel. Imperdível!



Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 

"Som da Liberdade" ("Sound of Freedom") Ingressos on-line neste link
Gênero: drama, ação. Classificação: 12 anos. Duração: 2h15. Ano: 2023. Idioma: inglês. 
Distribuidora: Paris Filmes. Direção: Alejandro Gómez MonteverdeRoteiro: Alejandro Monteverde, Rod Barr. Elenco: Jim Caviezel (Tim Ballard), Bill Camp (Vampiro), Mira Sorvino (Katherine Ballard), Kurt Fuller (John). Sinopse: Um ex-agente federal embarca em uma perigosa missão para salvar uma menina dos cruéis traficantes de crianças. Com o tempo se esgotando, ele viaja pelas profundezas da selva colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la.


Trailer de "Som da Liberdade"
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.