sábado, 16 de setembro de 2023

.: Crítica: "OLDBOY" volta aos cinemas com trama de hipnose e incesto

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em setembro de 2023


Produção coreana de 20 anos, premiada no Festival de Cannes em 2004, reestreia nos cinemas completamente restaurado. "OLDBOY", em cartaz no Cineflix Cinemas, é uma fábula de vingança protagonizada por Choi Min-sik, (Oh Dae-su), um homem que fala com a filha num telefone público, carregando asas de anjo como presente. Contudo, ele some e é misteriosamente encarcerado por 15 enlouquecedores anos, com direito a muitas horas de televisão. 


No entanto, quando Oh Dae-su é solto, ganha cinco dias para desvendar quem foi seu raptor, além de descobrir o que aconteceu para que ele tivesse virado prisioneiro e, claro, realizar vingança. Enquanto mantém seu foco, ele ganha a companhia de Mi-do (Kang Hye-jeong) por quem se encanta. Todavia, há um jogo mental maquiavélico entre Oh Dae-su e Mi-do que garante muitas reviravoltas na trama movida por hipnose e incesto.


Adaptado de um mangá de Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi, ao retornar às telonas, "OLDBOY" alcançou o mérito de fazer uma média de público por sessão boa, perdendo apenas para “Barbie”. O que confirma o fato de o tempo não ter tornado o filme obsoleto, imprimindo inclusive um visual moderno.


Filme precursor do vencedor do Oscar "Parasita", da série de sucesso "Round 6", da trilogia de vingança do diretor Park Chan-wook, "Mr. Vingança" (2002), "Oldboy" (2003), "Lady Vingança" (2005), garante cenas de tortura que facilmente fazem o público se contorcer, uma vez que são retratadas com naturalidade. Apesar das sequências com certos exageros, no estilo dos filmes do lutador de artes marciais, Chuck Norris, ou das até excessivas explicações sobre o que levou a que para Oh Dae-su, "OLDBOY" é um filme a ser apreciado ainda nos dias de hoje em tela grande de cinema. Vale a pena!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 


"Old Boy" ("Oldeuboi") Ingressos on-line neste link
Gênero: drama, suspense, ação. Classificação: 18 anos. Duração: 1h59. Ano: 2003. Idioma: coreano. 
Distribuidora: Pandora Filmes. Direção: Park Chan-WookRoteiro: Park Chan-Wook, Jo-Yoon Hwang. Elenco: Min-sik Choi, Yoo Ji-tae, Kang Hye-Jeong. Sinopse: Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica, para logo em seguida desaparecer, dexando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, onde há apenas uma TV ligada, no qual ele recebe pouca comida e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa e sem ter outra opção, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.