Por Helder Moraes Miranda, editor do portal Resenhando.com.
Dois bicudos não se beijam, mas podem produzir algo que vá além da posteridade. É isso, y otras cositas más, que mostra o documentário "Elis & Tom - Só Tinha de Ser com Você", um filme que tem muitos méritos, a começar por levar música boa para a sétima arte, e está em cartaz no Cineflix Cinemas. Improvável até de se ver porque nem o álbum sairia pelo caráter antagônico de dois artistas, o filme ganha a direção sensível de Jom Tob Azulay e Roberto de Oliveira, que também assina o roteiro com Nelson Motta.
Ela, intensa e visceral. Ele, contido e econômico nas notas: eram água e óleo, mas estranhamente complementares. É dessa mistura que surge uma obra-prima da música brasileira: o álbum "Elis & Tom". Ao longo de quase 50 anos, era tanto burburinho em torno dos bastidores desse disco que pensei que fosse mais - o que não chega a ser uma decepção: é briga de gente culta. No máximo, uma "alfinetadinha" aqui, outro "piti" acolá. Nada que tire a integridade dos envolvidos e, principalmente, nem de longe comparável àquelas tretas homéricas com cheiro de farsa dos realites de hoje, quando é nítida a percepção de que as pessoas perderam a classe.
Há um pouco do machismo da época na insubmissão de um homem perante uma mulher que não aceita que o projeto seja dela. Mas também há o fazer artesanal de música. Impossível pensar, hoje, em projetos que sejam elaborados durante tanto tempo. Também não é fácil pensar em um documentário sobre algo relevante na música que esteja sendo produzido agora.
Há depoimentos contundentes, como o de João Marcelo Bôscoli que, embora uma criança, participou de alguma maneira do projeto e está lá para contar esta história. "Elis & Tom - Só Tinha de Ser com Você" também tem o mérito de apresentar Elis Regina e Tom Jobim para os mais novinhos. E é sempre bom torcer para que um álbum desta magnitude esteja na crista da onda. Mais impressionante ainda é pensar que esse trabalho quase não saiu do projeto por causa de divergências pessoais e artísticas. Ambos começaram o trabalho sem se gostar mas, no mínimo, saíram desse disco se admirando. Eram personalidades em CAIXA ALTA.
Compre o álbum "Elis & Tom" neste link.
O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.
Gênero: documentário, musical. Classificação: livre. Duração: 1h40. Ano: 2023. Idioma: português.
23/9/2023 - Sábado: 18h10
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.