Público pode participar com perguntas durante o evento, que acontece no dia 16 de agosto, às 20h, no Auditório MIS, com entrada gratuita
Em agosto, o "Notas Contemporâneas", programa mensal do MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo recebe o músico mineiro Wagner Tiso. Ele participa de um bate-papo sobre sua carreira mediado pelo apresentador Zeca Camargo, no dia 16, quarta-feira, às 20h, com entrada gratuita.
Durante a conversa, a Banda MIS interpreta, no palco, os principais trabalhos de Wagner Tiso, grande parceiro de Milton Nascimento e um dos fundadores do grupo Clube da Esquina. Wagner também já foi diretor musical, compondo trilhas sonoras para filmes como “A Lira do Delírio”, “A Ostra e o Vento” e “Chico Rei”, de Walter Lima Júnior, e “O Guarani”, dirigido por Norma Bengell. Na TV, também realizou trabalhos musicais marcantes, como na composição da trilha sonora da novela “Dona Beija” (TV Manchete) e nas minisséries “O Primo Basílio” e “O Sorriso do Lagarto”.
Sobre o programa
O Notas Contemporâneas se divide em duas etapas: a primeira é conduzida pela historiadora Rosana Caramaschi, que registra, em estúdio, um depoimento que irá integrar o acervo do MIS. A segunda etapa acontece ao vivo e com presença de plateia, no palco do Auditório MIS, com mediação do jornalista Zeca Camargo e a presença da Banda MIS por Gama Musical, com direção musical de Yan Montenegro (que cria releituras inéditas e exclusivas dos maiores sucessos da personalidade homenageada). A entrada é livre, e o público pode participar fazendo perguntas, que passam a integrar o roteiro da noite.
Sobre o convidado
Wagner Tiso Veiga é músico, arranjador, regente, pianista e compositor nascido na cidade mineira de Três Pontas, em 12 de dezembro de 1945. Na década de 1960, Tiso participou dos grupos Sambacana, os conjuntos de Edison Machado e Paulo Moura, e Berimbau Trio. Foi um dos fundadores do Clube da Esquina - um dos maiores movimentos musicais do país - em que Tiso tocou órgão, piano, e arranjou músicas. Ao lado do cantor e compositor Milton Nascimento - que conheceu ainda criança, em Três Pontas -, fez os estudos do acordeom e suas primeiras descobertas musicais. Em 1958, Wagner Tiso iniciou sua carreira no grupo W’s Boys, um conjunto que animaria os bailes da sua cidade, acompanhando Milton Nascimento (que na época se apresentava como Milton).
Em 1969, fez o arranjo e compôs "Matança do Porco", para a trilha sonora de "Os Deuses e os Mortos", filme de Ruy Guerra, que representou o Brasil no Festival Internacional de Berlim. Além dele, mais de 30 filmes receberam suas trilhas, como o documentário "Jango" (1989), de Silvio Tendler - em que o tema do filme foi letrado por Milton Nascimento e se transformou na música "Coração de Estudante" e no hino do Movimento das Diretas Já.
Ele agora volta a repetir a parceria com Silvio Tendler: Wagner foi recém convidado pelo cineasta para fazer a trilha sonora do filme sobre a vida do governador Leonel Brizola, cuja previsão de lançamento será em 2023. Wagner também atuou nos filmes "Chico Rei" (1984), "O Boto" (1987) e "A Ostra e o Vento" (1997), de Walter Lima Júnior, e "O Guarani" (1995), de Norma Bengell.
Na década de 1970, criou a banda de rock progressivo, Som Imaginário, juntamente com Robertinho Silva, Tavito, Luis Alves, Laudir de Oliveira e Zé Rodrix, tocando nos shows e gravações de Milton Nascimento. Em 1972, arranjou e orquestrou os discos "Clube da Esquina" e "O Milagre dos Peixes", de Milton. Foi eleito, pela crítica especializada, o Melhor Arranjador de 1974 e de 1975. Em 1977, ele iniciou sua carreira solo e gravou seu primeiro disco solo, Wagner Tiso, com composições próprias, além de duas músicas em parceria com Nivaldo Ornellas, e vocais de Milton Nascimento.
Sobre Zeca Camargo
Jornalista, escritor, palestrante e apresentador de televisão, Zeca Camargo tem longa trajetória na tevê e nos principais jornais do país. Sua carreira é marcada por entrevistas com ícones da música nacional e internacional. No livro “De A-HÁ a U2”, ele revela bastidores de seus encontros com nomes como Madonna, Lady Gaga, Cazuza, Paul McCartney e muitos outros.
Como apresentador, Zeca esteve à frente dos programas "Fantástico" e "É de Casa", da Rede Globo, e MTV no ar, do canal MTV Brasil. Na atualidade assina uma coluna do caderno de Turismo da Folha de S.Paulo, é colaborador do jornal e do canal de notícias Globo News. Atua ainda como diretor artístico da TV Bandeirantes e apresenta os programas 1001 Perguntas, no ar de segunda a sexta na emissora, e o Comer é Viajar, exibido no Canal Sabor & Arte.
Sobre a banda
A Banda MIS é um grupo de formação variável, composta por membros do grupo Gama Musical, que nasceu com o intuito de homenagear os convidados do programa Notas Contemporâneas, sempre trazendo releituras de clássicos de seu repertório, originais e inéditas, executadas ao vivo. A adaptação das canções, arranjos e direção musical ficam a cargo do pianista Yan Montenegro, e os músicos da banda são pensados de acordo com cada artista convidado.
Sobre a pesquisadora e entrevistadora (em estúdio)
Rosana Caramaschi é historiadora com especialização em arte, crítica e curadoria. Possui larga experiência em música e artes cênicas, com ênfase em ópera. No segmento musical, destaque para atividades ligadas à música erudita e popular, onde realiza pesquisas e curadorias diversas. Desde a primeira edição do Notas Contemporânea, em 2011, é responsável pela pesquisa, desenvolvimento de roteiro e condução do depoimento conforme ferramentas da história oral.
O Núcleo de música do MIS tem como Patrono o Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O MIS tem como mantenedoras as empresas Youse e B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group e Telium.
Serviço
"Notas Contemporâneas" | Wagner Tiso
Auditório MIS (172 lugares) | Museu da Imagem e do Som: av Europa, 158 – Jd Europa – São Paulo/SP. Quarta-feira, 16 de agosto, às 20h . Ingresso: gratuito – retirada na bilheteria com 1h de antecedência.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.