Sergio Mastropasqua e Clara Carvalho protagonizam o texto do autor norte-americano Jeffrey Hatcher. Inclusive, 2023 marca os 50 anos da morte do pintor espanhol. Foto: Ronaldo Gutierrez
O Grupo Tapa continua reencontrando sucessos de sua trajetória neste segundo semestre. "Um Picasso" chega no Teatro Paiol Cultural para uma temporada de 4 de agosto a 1° de outubro, às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h30. Sergio Mastropasqua e Clara Carvalho protagonizam o texto do autor norte-americano Jeffrey Hatcher. Inclusive, 2023 marca os 50 anos da morte do pintor espanhol.
Após revisitar "Credores", de August Strindberg (1849- 1912), o Grupo Tapa continua reencontrando sucessos de sua trajetória neste segundo semestre. O confronto entre o pintor Pablo Picasso e uma agente do Ministério da Propaganda Nazista regem o embate de "Um Picasso".
Sinopse do espetáculo
Durante a ocupação nazista de Paris em 1941, Pablo Picasso (1881-1973) é levado a um porão para ser interrogado por Fraulein Fischer, cuja missão secreta é obter a autenticação do pintor em, pelo menos, uma de três obras que foram confiscadas recentemente. O Ministério da Cultura nazista planeja uma suposta "exposição", todavia o objetivo é queimar obras de "arte degenerada". Os personagens se envolvem em uma negociação que se revela um verdadeiro embate sobre arte, política, verdade, morte e atração de poder.
A montagem estreou em agosto de 2021 e foi a primeira produção do Tapa presencial após a pandemia de covid-19. E devido aos protocolos de segurança, a capacidade do teatro era reduzida. Em 2023, "Um Picasso" volta para a cena no Teatro Paiol Cultural, em um importante ato de resgate aos teatros de rua de São Paulo. O local foi inaugurado por Perry Salles e Miriam Mehler em 1969, e chegou a ter em sua gestão Paulo Goulart e Nicette Bruno.
“Pelos importantes nomes que já passaram por este teatro, é um ato político estar em cena nele. Os teatros de rua marcaram época na cidade e precisam estar ocupados com uma programação contínua e de qualidade”, conta Tolentino. "Um Picasso" se passa em um porão inóspito que funciona como um depósito para obras de arte e local de tortura pela Gestapo. O figurino retrata a época em que viveram os personagens.
Essa é a primeira vez que um texto de Jeffrey Hatcher ganha uma produção brasileira. O dramaturgo nasceu em Ohio e tem 66 anos, seus trabalhos constantemente são montados pelos Estados Unidos como Compleat Female Stage Beauty, Three Viewings, Scotland Road, Sockdology and Tesadas With Morrie. "Um Picasso" já teve montagens em Portugal, República Tcheca, entre outros países.
Tolentino ressalta a importância de Picasso e das reflexões proporcionadas pelo teatro e cultura em geral. “A peça é crivada na atualidade, apesar de passada no período da guerra e ser uma oficial da Gestapo interrogando um artista, um dos maiores da história da humanidade. A arte não pode nada contra as armas, mas sobrevive e nos faz repensar a história. É fundamental colocar a importância da arte em um momento que pensamentos autoritários tentam demonizá-la. O que a peça diz é que a arte vai sobreviver a tudo isso”.
Ficha técnica
Espetáculo "Um Picasso". Texto: Jeffrey Hatcher. Direção: Eduardo Tolentino de Araujo. Assistente de Direção: Ariell Cannal. Iluminação: Nicolas Caratori. Elenco: Sergio Mastropasqua e Clara Carvalho. Design Gráfico: Mau Machado Costureira: Judite Lima. Alfaiate: Miguel Arrua. Fotos: Ronaldo Gutierrez. Adereços: Jorge Luiz Alves. Redes Sociais: Felipe Pirillo (Inspira Teatro). Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Assistente de Produção: Luisa Ferrari. Coordenação de Produção: Nando Medeiros e Rafaelly Vianna. Direção de Produção: Ariell Cannal.
Serviço
Espetáculo "Um Picasso". Teatro Paiol Cultural. Rua Amaral Gurgel, 164 - Vila Buarque/São Paulo. Telefone: (11) 99801-7828, Temporada: de 4 de agosto a 1° de outubro (de sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h30.) Preços: R$ 80/ R$ 40. Venda pelo Sympla: https://bit.ly/umPicasso. Duração: 80 minutos. Classificação: 14 anos. Estacionamento: Rua Marques de Itu, 401/436.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.