Racismo e relações sociais são temas do espetáculo que, depois do sucesso na Broadway, segue em cartaz no Teatro Vivo
Em uma delegacia, uma mãe procura notícias do filho de 18 anos, negro, que foi identificado em uma ação policial. A cena, que poderia acontecer em qualquer departamento de polícia no Brasil, foi escrita pelo americano Christopher Demos-Brown e ganha agora tradução e direção de Tadeu Aguiar na inédita peça "O Incidente - American Son", em cartaz até este domingo, dia 27, no Teatro Vivo.
"A montagem é brasileira. Como somos latinos temos um tom mais apaixonado do que o dos americanos, que são mais racionais. O espetáculo não é uma cópia do americano. É uma montagem original e inédita e com certeza sua história cabe em qualquer parte do mundo. A questão racial é universal. No Brasil, se tornou mais evidente mais recentemente. Nas artes, por exemplo, embora se fale há muito tempo sobre o racismo estrutural, tanto produtores quanto artistas tinham pouco espaço para levar à cena falas pretas", avalia Tadeu Aguiar.
O drama ultrapassa fronteiras para jogar luz sobre questões raciais, conjugais e sociais. Com elenco formado por Flavia Santana, Leonardo Franco, Daniel Villas e Marcelo Dog, "O Incidente" é uma jogada oportuna, embora também tivesse sido oportuna há cinco, dez, 15 anos e, talvez, ainda não haja uma data prevista para esgotar sua validade desde a estreia em 2016 na Broadway, passando pela adaptação para a Netflix e agora sua chegada aos palcos nacionais.
O texto forte entrelaça um casal em busca de seu filho, um oficial de serviço e um tenente calejado pela vida. O resultado é um espetáculo denso, atual e altamente provocador. Com incontestável força emocional, "O Incidente - American Son" é um microcosmo da devastação das relações raciais que perpassa por uma tensão implacável em todos os níveis, com um final que faz com que o público, simplesmente, não consiga respirar.
Ficha técnica
Espetáculo "O Incidente". Texto de Christopjer Demos-Brown. Direção e tradução de Tadeu Aguiar. Elenco: Flavia Santana, Leonardo Franco, Daniel Villas e Marcelo Dog. Cenário de Natalia Lana. Figurinos de Ney Madeira e Dani Vidal. Desenho de luz de Daniela Sanchez. Música original de João Callado. Coord. produção de Norma Thiré. Produção geral de Eduardo Bakr. Realização: Estamos Aqui Produções Artísticas. Assessoria de imprensa: Morente Forte.
Serviço
Espetáculo "O Incidente". Teatro Vivo. Av. Chucri Zaidan, 2460 - Vila Cordeiro/São Paulo. Até dia 27 de agosto de 2023. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h. Telefone da bilheteria: (11) 3430-1524. Ingressos: R$ 120,00 (inteira). Classificação indicativa: 12 anos. Duração: aproximadamente 100 minutos.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.