Os poemas recolhidos em "Pé no Barro", livro de poesias de Lene Souza, popularmente conhecida como "a Poeta do MTST" tratam da experiência da pobreza, do desamparo daqueles que vivem à margem, da violência a que estão sujeitos em um mundo onde o lucro fala mais alto do que a dignidade humana. Mas, seus versos falam sobretudo do poder transformador que a luta coletiva pode criar.
E é também na coletividade que esses poemas ganharam corpo, pois antes de serem escritos em papel, eles circularam primeiro nas ocupações, nos saraus e reuniões do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, onde foram lidos pelos companheiros que veem, na poesia de Lene Souza, um pouco da vida e da história de cada um. Compre o livro "Pé no Barro", de Lene Souza, neste link.
O que disseram sobre o livro
“Este livro é da Marilene, mas é também de tantas companheiras, com histórias diferentes, que pisaram o mesmo barro. É uma obra coletiva de milhares de mulheres sem-teto, que fizeram da luta profissão de fé e anúncio de esperança. Nossa querida Poeta deu voz, em lindos versos, a todas elas”, Guilherme Boulos, autor do prefácio da obra.
Sobre a autora
Nascida em Serra do Aporá- BA, Lene Souza chegou em Sampa e foi morar nas quebradas da zona sul. Se arriscou em cursos superiores, fazendo três anos de Ciências Sociais e dois anos de Letras, mas a maternidade solo precisou de maior dedicação. O trabalho ficou escasso, a geladeira também, faltou dinheiro pro aluguel muitas vezes. Lene tem três filhos, é sem teto, gosta do sol e do cheiro de alecrim. Garanta o seu exemplar de "Pé no Barro", escrito por Lene Souza, neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.