Foi o início de uma nova era, mais sombria, a calmaria da pandemia, a guerra na Europa que inspirou a cantora Nina Ernst a escrever às próprias canções. O show "Luz Escura" é um encontro da melancolia alemã com a música brasileira de vários compositores (Caymmi, Jobim, dentre outros), que tocaram o coração de Nina e com a qual ela agora quer tocar o coração do público.
O show com músicas inéditas do novo álbum entra em circulação pelo Sesc e passa primeiramente pelas unidades 24 de maio e Jundiaí, 18 e 19 de agosto, respectivamente. Para a apresentação no Teatro do Sesc Santos, dia 19 de agosto, a partir das 20h, Nina estará acompanhada por músicos renomados: Tiago Costa (piano), Teco Cardoso (sopro) e Gabriel Alvico (violoncelo).
Nina Ernst - "Dunkles Licht" (Luz Escura)
A cantora e atriz berlinense Nina Ernst achou que a Alemanha era muito sombria. Por isso, ela foi para o Brasil e fez uma carreira incrível lá. Seu álbum "Nina Ernst canta Jobim" (gravadora: Fina Flor), gravado na pátria da bossa nova, foi elogiado em alto tom pelos especialistas locais, em vez de ser considerado pretensioso. Seguiram-se várias turnês bem-sucedidas pelo país tropical, durante as quais ela combinou tradições musicais brasileiras com clássicos do pop alemão de diferentes épocas em vários shows.
Mas então veio a pandemia, o grande desacelerador. Onde antes o mundo inteiro era colorido, solúvel em luz, solúvel em sol, solúvel em verão, de repente se estendeu uma escuridão infinita e aparentemente sinistra. Mas Nina Ernst, como conhecedora do multicolorido e brilhante sol brasileiro, há muito tempo aprecia a cor da escuridão. Sem escuridão, não há luz, não há cores. Luz e escuridão não são a mesma coisa e, ainda assim, não se excluem.
Essa é a ambivalência do crepúsculo agridoce. E como alguém tem que defender a escuridão no brilho das cores, Nina Ernst usa a fase de silêncio para compor novas músicas com suas próprias letras em torno dessa reconfortante percepção. Sacudidas diretamente da alma, elas apresentam uma visão misteriosamente poética e melancolicamente bela, mas também bem-humorada e alegremente irônica do mundo.
E sim, também sobre o amor, é claro. O amor é, no mínimo, tão ambivalente quanto a escuridão. Musicalmente, as chansons em alemão contêm vários elementos de jazz, sons orientais e música clássica. E como a ambivalência brasileira da "saudade", ou seja, esse desejo insaciável pelo ausente, capta muito bem o clima de muitas de suas canções, Nina Ernst também interpreta com genialmente duas belas canções de sua colega cantora brasileira Mônica Salmaso, escritas pelos compositores Nelson Ayres e André Mehmari/Thiago Torres da Silva.
A música que dá título ao álbum "Dunkles Licht" (luz escura) soa quase alegre com o piano brilhante tocado por seu co-compositor Tino Derado, que arranjou as músicas, que alternam entre a reflexão, a saudade e as piscadelas alegres, e as gravou com outros músicos de jazz de primeira classe. Nina Ernst mostra que somente a luz escura faz as cores brilharem. Até mesmo o mar está em seu ponto mais azul quando o céu já está estrondosamente negro, mas o sol ainda brilha na água por uma fresta. De certa forma, "Dunkles Licht" (luz escura) captura esse fenômeno em texto e som. E essa é uma perspectiva muito animadora.
Serviço:
Nina Ernst no show "Luz Escura". Dia 19 de agosto de 2023. Sábado, 20h. Abertura da casa: 19h. Local: Teatro Sesc Santos. Endereço: rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida/Santos. Classificação: livre. Duração: 90 minutos. Ingressos: R$ 12,00 (credencial plena) a R$ 40,00 (inteira). Venda on-line no aplicativo Credencial Sesc SP ou portal do Sesc SP.
Ficha técnica
Nina Ernst no show "Luz Escura". Vocal: Nina Ernst. Piano: Tiago Costa. Cello: Gabriel de Arruda Alvico. Sopro: Manoel Carlos Guerreiro Cardoso (Teco Cardoso). Rodie: Kebler Morini (Lirinha ) e Luis Carlos Da Silva Araujo. Técnico de som: Adonias Farias de Souza Jr. Técnico de luz: Silvestre Junior. Produção executiva: Eliza Gabriela Dutra da Costa. Direção de produção: Iris Fatima Cavalcanti.
Venda de ingressos
As vendas de ingressos para os shows e espetáculos da semana seguinte (segunda a domingo) começa na semana anterior às atividades, em dois lotes: on-line pelo aplicativo Credencial Sesc SP e portal do Sesc São Paulo: às terças-feiras, a partir das 17h. Presencialmente, nas bilheterias das unidades: às quartas-feiras, a partir das 17h.
Bilheteria Sesc Santos - Funcionamento
Terça a sexta, das 9h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.
Sesc Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida - Santos. Telefone: (13) 3278-9800. Site do Sesc Santos neste link. Instagram, Facebook e Twitter: @sescsantos . YouTube /sescemsantos
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.