segunda-feira, 21 de agosto de 2023

.: Luiz Antonio Simas lança livro de crônicas relacionadas à religiosidade


O historiador carioca Luiz Antonio Simas lança o livro "Crônicas Exusíacas & Estilhaços Pelintras", lançado pela editora Civilização Brasileira, uma seleção de crônicas inspiradas no tema da religiosidade afrobrasileira. Especialista em cultura popular e religiosidade afrobrasileira, este professor do Ensino Médio por opção é aclamado pela sua leitura peculiar de Brasil e brasilidade.

Participou também do ciclo de palestras organizado pela ABL com curadoria do historiador José Murilo de Carvalho em homenagem aos 200 anos da Independência. Nesta ocasião foi saudado efusivamente pela atriz Fernanda Montenegro que exaltou a conexão que o professor estabelece com a plateia. "Você é ator, e dos bons", saudou a atriz. Simas é um dos nomes mais aguardados também do Café Literário da próxima Bienal do Livro Rio, onde será o curador do evento Sextou com Simas, nos dias 1º e 8 de setembro. Compre o livro "Crônicas Exusíacas & Estilhaços Pelintras", de Luiz Antonio Simas, neste link.


Sobre o livro
"Crônicas Exusíacas & Estilhaços Pelintras"
, do historiador Luiz Antonio Simas, traz registros de assombro e alumbramento sobre personagens das ruas brasileiras. Referência sobre cultura popular brasileira, Simas compartilha nas crônicas visões das frestas das cidades, tocado por Exu – orixá mensageiro, senhor das encruzilhadas – e seu Zé Pelintra – protetor do povo das ruas. Espécie de continuação de O corpo encantado das ruas, o livro traz texto de orelha de Luiz Rufino, professor na Uerj e autor de Pedagogia das encruzilhadas.

Temas como orixás, as esquinas, o carnaval e o improvável se misturam nos 77 textos que compõem "Crônicas Exusíacas & Estilhaços Pelintras". Estão no livro personagens vivíssimos – deste ou de outros mundos –, como Jaiminho Alça de Caixão, o “inventor” da profissão de papagaio de pirata; o maestro Tom Jobim tomando uísque com o imperador Nero incorporado em um médium; e a descida da entidade Nelson Rodrigues na Penha Circular. Aparecem também a violência do capital sobre corpos, culturas e territórios, a força do encanto, o samba e o jogo do bicho.

Os textos curtos podem ser lidos em qualquer ordem, e o próprio autor sugere que seja na rua: “no botequim, no trem, no metrô, na fila do supermercado, na porta da escola, na sala de espera do dentista, numa tarde vadia em alguma praça carioca.” Luiz Antonio Simas é parceiro de autores como Nei Lopes, com quem ganhou o Prêmio Jabuti – Livro do ano, e Alberto Mussa. Garanta o seu exemplar do livro "Crônicas Exusíacas & Estilhaços Pelintras", de Luiz Antonio Simas, neste link.


 Trecho do livro
“Penso constantemente sobre a criação do meu filho e das crianças brasileiras. É de tirar o sono. Precisamos de pedagogias cruzadas, que estimulem a meninada a conhecer o livro, o tambor, as sabedorias dos brincantes, o rumo dos ventos, os dizeres das folhas, a prosa do mato, o canto da praia, a sinfonia, o brado do bugre, os umbigos enterrados, as simpatias de Dindinha Lua, o baile, a bola, a esquina, o brinde no balcão, o saber do outro; todas essas coisas.”


Sobre o autor
Luiz Antonio Simas é mestre em história pela UFRJ, professor e escritor. Com diversos livros publicados, recebeu o Prêmio Jabuti – Livro do Ano pelo "Dicionário da História Social do Samba", em parceria com Nei Lopes. Juntos, os dois escreveram também "Filosofias Africanas". E, com Alberto Mussa, publicou "Samba de Enredo: História e Arte". Pesquisador das culturas e religiões populares, Simas é autor de "O Corpo Encantado das Ruas" e "Umbandas: Uma História do Brasil". Todos os títulos foram lançados pela Editora Civilização Brasileira. Sonetos de birosca & poemas de terreiro, seu primeiro livro de poemas, foi publicado pela Editora José Olympio.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.