“A investigação de Thiago Gil Virava acerca da produção literária oswaldiana traz para o primeiro plano a atividade de um escritor ávido por ‘fotografar’ ambientes em incessante movimento e mutação, traduzindo a experiência moderna em instantâneos feitos de versos e frases fragmentários, sensíveis ao estilhaçamento das representações coesas da realidade – academicamente calcadas em cânones. As vanguardas em artes visuais, com as revoluções formais que as caracterizam, terão exercido influência direta na escrita do autor”, destaca Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.
A obra analisa os textos em que Oswald de Andrade tratou de temas relativos às artes visuais, assim como a presença delas nos livros de poesia "Pau Brasil" (1925) e "Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade" (1927), e nos romances "Os Condenados" (1922-1934) e "Marco Zero" (1943-1945). Também são discutidas as relações do escritor com artistas brasileiros e estrangeiros, além de sua participação em momentos relevantes para a história as artes visuais no país, como a Semana de Arte Moderna.
“O impulso inicial desta pesquisa surgiu da percepção de que a poesia e a prosa literária de Oswald de Andrade são intensamente visuais. Essa percepção inicial levou a um interesse por investigar duas questões correlatas: qual foi a relação de Oswald de Andrade com as artes visuais ao longo de sua experiência intelectual? Como essa relação aparece na poesia e na prosa oswaldiana?”, contextualiza o autor na introdução do livro, delimitando os dois eixos que orientaram os processos de pesquisa e construção da obra.
Tadeu Chiarelli, professor de artes visuais da USP e autor, entre outros, de livros sobre os artistas brasileiros Leda Catunda e Nelson Leirner, destaca que essa publicação preenche uma lacuna importante dentro da bibliografia sobre o Modernismo em São Paulo. “Virava produz uma espécie de biografia intelectual de Oswald de Andrade, tendo como eixo o interesse do escritor pelas artes visuais, demonstrando aspectos até então inéditos ou pouco divulgados sobre a obra de Oswald. Dentre eles, penso que poderá interessar a crítica bem estruturada sobre o processo de absorção, por parte de Oswald, das questões relativas às diversas vertentes da arte moderna”, pontua. Compre o livro"Um Boxeur na Arena: Oswald de Andrade e as Artes Visuais no Brasil (1915-1945)", de Thiago Gil Virava, neste link.
Sobre o autor
Thiago Gil Virava é mestre e doutor em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Entre 2011 e 2016, foi colaborador da "Enciclopédia de Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural" como pesquisador e redator. É autor do livro "Uma Brecha para o Surrealismo" (Alameda, 2015). De 2018 a 2021, colaborou com Tadeu Chiarelli no projeto de pesquisa “Monumento às Bandeiras como Processo: do Presente ao Passado”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP, coordenando dois módulos da disciplina que resultou da pesquisa. É pesquisador da Fundação Bienal de São Paulo desde 2013 e atualmente ocupa o cargo de coordenador de Pesquisa e Difusão. Garanta o seu exemplar de "Um Boxeur na Arena: Oswald de Andrade e as Artes Visuais no Brasil (1915-1945)", escrito por Thiago Gil Virava, neste link.
Serviço
Lançamento do livro "Um Boxeur na Arena: Oswald de Andrade e as Artes Visuais no Brasil (1915 - 1945)". Bate-papo seguido de sessão de autógrafos com Thiago Gil e participação de Tadeu Chiarelli. Data e horário: 22 de agosto, terça-feira, às 19h30. Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP (R. Dr. Plínio Barreto, 285. 4º andar - Bela Vista/São Paulo. Inscrições abertas no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Gratuito.
Sobre as edições Sesc São Paulo
Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade.
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