Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em agosto de 2023
A Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é a alteração genética causada pela divisão celular atípica que acontece durante a divisão embrionária. Em consequência, os portadores apresentam risco maior de sofrer doenças cardíacas congênitas, refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide. Eis que a boneca Barbie escolheu a Fashionistas de número 208 para ser a primeira representante da comunidade com excesso de material cromossômico.
Com cabelos loiros mechados e vestido florido nas cores predominantemente azul e amarelo, a boneca leva no peito um colar com o símbolo da Síndrome de Down, na cor rosa, afinal, trata-se de uma Barbie. Nos pés um tênis que forma uma peça única com suporte nas pernas, uma vez que pessoas com síndrome de Down sofrem alterações ortopédicas como consequência da frouxidão ligamentar e da hipotonia muscular, que acarretam danos específicos.
Atualmente, a Barbie está nos cinemas com o filme que leva seu nome e, ainda, está sendo responsável por resgatar no público a experiência de assistir a filmes nas salas de exibição para ver com perfeição o mundo rosa nas telonas, após o longo período de pandemia. Embora, no longa com Margot Robbie e Ryan Gosling tenha Barbie afro, curvy e trans, a versão com Síndrome de Down, por hora, somente pode ser encontrada nas lojas, inclusive, do Brasil. Confira o vídeo de unboxing e review da boneca publicada no canal Photonovelas!
* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.