“Há seis anos, quando estreamos, jamais imaginaríamos o cenário desafiador que a humanidade vivencia hoje. Uma crise mundial de saúde, e guerras tirando o direito à vida e dignidade das pessoas. Estamos enfrentando um rigoroso inverno social, e agora é a esperança que tem que falar mais alto. Por dias melhores”, reflete Stella.
A realização é da Borbolina Cia, por meio da ONG Amigos da Arte e Governo do Estado de São Paulo. A Borbolina Cia celebrou sete anos de existência em 2022, seis dos quais leva à cena o enredo lúdico e envolvente de O menino e a Cerejeira, visto por cerca de 50 mil pessoas em todo o Brasil. Primeiro, antes da chegada da Covid-19, e engatando temporada online em 2021, por meio da Lei Aldir Blanc. Uma trajetória de sucesso sempre comemorada a cada vez que se apresenta.
A circulação de "O Menino e a Cerejeira" foi contemplada no Edital Proac de Circulação de Espetáculo Infanto-Juvenil, Governo do Estado de São Paulo. Dez espetáculos em cinco cidades, sendo cinco abertos ao público espontâneo e cinco para estudantes.de escolas públicas; cinco workshops, um por cidade e doação de livros originais O menino e a Cerejeira às escolas participantes, integram o projeto "O Menino e a Cerejeira" - #voamenino.
Sinopse do espetáculo
Em um cenário pós Segunda Guerra Mundial, as pessoas buscam alternativas para viver melhor. De um lado, um senhor já idoso cuida da única cerejeira sobrevivente aos bombardeios. Do outro, o garoto Taiti tenta superar a perda do pai na guerra. A mãe trabalha fora para garantir sustento. Assim, o bondoso senhor se une a Taiti numa amizade marcante, que levará o menino a encontrar sua força e coragem para trazer a luz da esperança para todos da aldeia.
Em "O Menino e a Cerejeira" são utilizados elementos da cultura oriental para conversar diretamente com o público por meio da arte. O cenário é composto por taikôs (tambores do Japão), painéis e bonsai, que ajudam a compor o enredo de forma lúdica e vibrante. Com diálogos sinceros e uma trilha sonora original, o espetáculo é uma inspiração sobre esperança e amizade, deixando a expectativa de um mundo mais justo e humano. Para todos.
Ficha técnica
Espetáculo "O Menino e a Cerejeira". Autor: Daisaku Ikeda. Idealização, dramaturgia e direção: Stella Tobar. Elenco: Alle Paixão, Cleber Tolini, Giuliano Caratori e João Bourbonnais. Trilha original: Sérvulo Augusto. Preparação de tambor japonês: Gustavo Nogueira. Música Hajime: Yuzo Akahori. Cenário e figurinos: Paula de Paoli. Adereços: Clau Carmo. Visagismo: Gil Prando. Cenotecnia: Wagner Almeida. Iluminação: Giuliano Caratori. Fotos: Eduardo Petrini e Gui Assano. Operador de luz: Fernando Maffia. Operadora de som: Stella Tobar. Assistente de produção: Fernando Maffia. Comunicação e divulgação: Gleice Carvalho. Assistente de comunicação: Flavio Petins. Produção: Borbolina Companhia. Realização: Borbolina Produções Artísticas. Este projeto foi contemplado no Edital Proac de Circulação de Espetáculo para público infanto-juvenil, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo.
Serviço
Espetáculo "O Menino e a Cerejeira", com a Borbolina Cia. Dia 30 de julho, domingo, às 11h. Teatro Sérgio Cardoso - R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo. Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: Livre. Indicação da produção: a partir de 4 anos. Ingressos gratuitos. Sugestão de doação de 1 kg de alimento não-perecível | Sympla.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.