quinta-feira, 20 de julho de 2023

.: "Não Ela, Ele e Culpa" encerra temporada na Oswald de Andrade


Os espetáculos, criados entre 2019 e 2023, são apresentados por Oliver acompanhado por sua mãe, pai e namorado - figuras centrais dos temas abordados pelo artista. Em última semana na Oficina Cultural Oswald de Andrade os espetáculos "Não Ela: o que É Bom Está Sempre Sendo Destruído" (foto acima), "Culpa" e "Ele". Foto: Andre Stefano 


"Não Ela: o que É Bom Está Sempre Sendo Destruído", "Culpa" e "Ele", os três espetáculo que compõem o tríptico "Não Ela, Ele e Culpa", encerra temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo) dia 22 de julho de 2023. Nesta última semana, as conversas/mediações vão acontecer sempre após cada uma das sessões (dia 20, "Não Ela", dia 21, "Ele" e dia 22, "Culpa") com a atriz, diretora, dramaturga e pós-doutoranda pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Janaina Leite. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão. 

"Há uma linha estética comum nos três espetáculos, como projeções de textos e jogos performativos que vão sendo executados de modos diferentes a cada sessão, e não por meio de cenas marcadas. Também não há uma trilha sonora num sentido muito convencional, de embalar alguma atmosfera. O que predomina também nos trabalhos é uma moldura teatral para algo não convencionalmente teatral", conta Oliver, reforçando que um dos atravessamentos fundamentais nos trabalhos foi a leitura de "Testo Junkie", obra do escritor e filósofo transmasculino espanhol Paul B. Preciado, que também foi concebido enquanto Paul fazia uso de testosterona. 


“Quando eu te lambo a pele, eu vejo que estou próximo de algum líquido que me dá um prazer difícil de precisar. Digo isso porque não é totalmente você, mas são fragmentos do seu corpo que culminam com milhares de outros, ou alguns poucos outros, corpos e peles, e esses corpos e peles é onde a gente mergulha e logo acessa e se agarra. É onde tudo para, numa barriga”. - Trecho de “Não Ela: o que É Bom Está Sempre Sendo Destruído”


Sinopses dos espetáculos
"Não Ela: o que É Bom Está Sempre Sendo Destruído" -
Um casal começa a morar junto ao mesmo tempo que um deles começa seu processo de  transição de gênero. O namorado cisgênero então escreve um texto sobre suas questões  que emergem no convívio com seu namorado trans. Esse texto é materializado no palco pelo casal em cena, através de cinco programas performativos. 

"Ele" - Dois “eles”, um cisgênero e um transgênero, casados na vida real, se colocam num palco para  juntos realizarem algumas ações e jogos performativos. São criadas imagens que remetem  direta ou indiretamente a questões de sexualidade, gênero, existência e essência. Nesse  percurso, surgem reflexões acerca do que é um  homem, um “ele”, ou o próprio masculino. Essa peça foi criada quando o autor começou a usar testosterona.

"Culpa" - Uma pessoa transgênera e seus pais fazem uma peça de teatro no qual eles rememoram  momentos de sua vida juntos, antes da pessoa transgênera fazer uma mastectomia  masculinizadora (retirada plástica dos seios). Através de uma série de imagens, eles  refletem sobre as tensões que habitam o relacionamento dos três frente às decisões  estéticas e identitárias do filho trans. 


Fichas técnicas
"Não Ela: o que É Bom Está Sempre Sendo Destruído"
Direção e performance: Oliver Olívia. Dramaturgia e performance: Lucas Miyazaki. Dramaturgismo: Antonio Salviano. Provocação: Ave Terrena, Kenia Dias, Janaína Leite e Monica Montenegro. Iluminação: Harth Brito. Operação cênica: Marco Antonio Oliveira. 

"Ele"
Direção, dramaturgia e performance: Oliver Olívia. Performance: Lucas Miyazaki. Dramaturgismo: Antonio Salviano. Provocação de movimento: Letícia Sekito. Desenho de luz: GIVVA. Execução de luz: Harth Brito.

"Culpa"
Direção, dramaturgia e performance: Oliver Olívia. Performance e contribuição para a dramaturgia: Eugênio Fernandes e Rosana Lagua. Dramaturgismo: Antonio Salviano. Provocação cênica: Lucas Miyazaki. Iluminação: Harth Brito. Identidade visual e design: Veni Barbosa. Mídias sociais: Fernando Pivotto. Assessoria de imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Diogo Locci. Produção: Corpo Rastreado - Leo Devitto. “Este projeto foi contemplado pela 16ª Edição do Prêmio Zé Renato — Secretaria Municipal de Cultura”.


Serviço
Tríptico: Não Ela, Ele e Culpa. Duração de cada peça: 60 minutos. Classificação indicativa: 18 anos. Até 22 de julho de 2023, quinta a sábado - quintas e sextas às 19h30, sábados às 18h. Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Sala 11).. Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01123-001. Quintas: "Não Ela"  - 20 de julho. Sexta: "Ele" - 21 de julho. Sábado: "Culpa" - 22 de julho. Ingressos: entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão. Capacidade: 30 lugares. 

10 a 27 de agosto de 2023, quinta a domingo - quinta a sábado às 20h, domingo às 18h
Local: Teatro Arthur de Azevedo (Sala Multiuso). Endereço:  Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo. "Não Ela" - 10, 11, 17 e 24 de agosto. "Ele" - 12, 18, 19 e 25 de agosto. "Culpa" - 13, 20, 26 e 27 de agosto. Ingressos: entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão. Capacidade: 30 lugares.

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