Espetáculo de circo para adultos narra as peripécias de Leila Simplesmente Leila ao tentar fugir da morte
Eleita como uma das 25 melhores peças de 2022 segundo a Folha de S.Paulo, "Não Aprendi Dizer Adeus" fala de forma leve, divertida e poética sobre um dos maiores tabus de nossa sociedade, a morte. Dirigido pela carioca Rafaela Azevedo, o espetáculo utiliza a linguagem da palhaçaria para adultos e coloca Leila Simplesmente Leila (vivida por Bárbara Salomé) diante de cinco momentos do luto: negação, barganha, raiva, depressão e aceitação. As apresentações acontecem dias, 19, 20, 26 e 27 de julho, no Espaço Parlapatões, em São Paulo.
No solo “Não Aprendi Dizer Adeus”, o público acompanha o último dia de vida da palhaça que tenta desesperadamente escapar de seu destino. Ao tentar fugir do que te espera, Leila escancara suas contradições, desejos, medos e alegrias e como num grande espelho, o público se vê. Ao fugir da morte, fugimos também da vida e Leila ao viver plenamente o seu fim, com todas as dores e delícias, convida as pessoas presentes a viverem suas vidas. "
Idealizadora do projeto, a artista mineira Bárbara viveu a morte muito cedo em sua vida ao perder repentinamente aos cinco anos de idade, sua irmã mais nova. Daí surge a necessidade de falar sobre “o único mal irremediável” como diria Ariano Suassuna. A diretora Rafaela, que assina o roteiro em parceria com a atriz, passava por um momento de luto quando surgiu o convite. "Quando a Bárbara me convidou, eu estava vivendo o luto recente da morte dos meus pais e avós. Meu trabalho é totalmente conectado com minha vida pessoal. Aceitei de primeira e recebi como um presente”.
O espetáculo foi realizado através do Edital Proac 10 - Circo Produção de espetáculos e números individuais ou duplas/2021 e cumpriu uma temporada apresentações (junho/julho de 2022) na Oficina Cultural Oswald de Andrade sendo bem recebido pelo público e pela crítica. Logo em seguida, foi convidado para a segunda Mostra Solo Mulheres que aconteceu no Teatro de Contêiner também em São Paulo; em seguida fez apresentações em Belo Horizonte a convite do SESC Palladium e em 2023, fez duas apresentações no Centro Cultural Olido.
Em absolutamente todas as apresentações a lotação foi máxima, confirmando assim o caráter popular e ao mesmo tempo sensível do espetáculo. Também é importante destacar a relevância em fomentar a arte da palhaçaria feita por mulheres, já que a maior parte dos espaços dedicados a essa linguagem são ocupados por homens. "Não Aprendi Dizer Adeus" é uma espécie de espetáculo ritual onde o público ri e se emociona ao se ver nos olhos da palhaça lutando contra a única coisa impossível de ser vencida por nós meros mortais, a finitude.
Sinopse do espetáculo
Leila Simplesmente Leila está entre a vida e a morte. Ao tentar fugir do que te espera, Leila acaba trazendo uma convidada inesperada para a noite. De maneira atrapalhada e divertida, Leila tenta de mil formas escapar do inevitável. Ao lidar com seu apego, Leila Simplesmente Leila convida o público a fazer o mesmo e, como num ritual, tentarão juntos aprender a dizer "adeus".
Sobre Bárbara Salomé
Atriz, palhaça, artista visual e artista-educadora. Formada pelo Curso de Formação de Atores da UFOP-MG, fez parte do Oficinão do Grupo Galpão. Em São Paulo, estudou Humor na SP Escola de Teatro/SP. Pesquisa a linguagem do palhaço desde 2008, tendo como pesquisa o palhaço para além da cena, na relação direta com as pessoas. Participou da formação Palhaço Interventor, com o Doutores da Alegria. Como atriz, colaborou e colabora com diversas companhias teatrais, entre elas Os Satyros, ExCompanhia de Teatro, Agrupamento Andar 7, Caxote Coletivo, O Trem Companhia de Teatro, entre outras. Com o trabalho "Por acaso, Navalha" foi indicada ao prêmio R7 Melhores do Teatro na categoria "Artista Revelação". Em 2022 foi artista docente da SP Escola de Teatro.
Sobre Rafaela Azevedo
Formada pela CAL em 2011, iniciou sua carreira em 2012 como integrante do Grupo Teatral Moitará, referência no Brasil sobre pesquisa de linguagem da máscara teatral. No estudo da palhaçaria, aprendeu sob a perspectiva de diferentes profissionais renomados na área, como Avner Eisenberg, Ricardo Puccetti, Lily Curcio, Ésio Magalhães, entre outros.
É idealizadora e intérprete do espetáculo "Fran World Tour - Eu Só Preciso Ser Amada". Participou dos principais festivais de palhaçaria feminina do Brasil. Integrou a programação do "Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas – The Magdalena Project", em 2015 e 2018. Como diretora, assina ao lado de Pedroca Monteiro o show cômico "Canções para Matrimônio", de Ingrid Gaigher. É criadora e diretora do Laboratório Estado de Palhaça e Palhaço, núcleo de pesquisa e treinamento técnico e criativo em palhaçaria. Atualmente está em processo de criação do solo “King Kong Fran”.
Ficha técnica
Temporada "Não Aprendi Dizer Adeus" no Espaço Parlapatões. Idealização, roteiro e atuação: Bárbara Salomé. Direção e roteiro: Rafaela Azevedo. Iluminação: Júlia Orlando. Figurino: Fagner Saraiva. Criação de Trilha Sonora: Monique Salustiano. Produção executiva: José Sampaio. Criação de peruca: Erick Malccon (Artesão das tranças). Costureiras/confecção de figurino: Silvani Pereira Bahia, Andrea Santa Rosan e Dilsa Jardins. Cenografia: Thiago Capella Zanotta. Cenotécnico: Zito. Fotografia: Caio Oviedo. Arte gráfica: Gabriela Prestes. Assessoria de imprensa: Katia Calsavara. Apoio: Espaço Artes Lab. Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: 16 anos.
Serviço
Temporada "Não Aprendi Dizer Adeus" no Espaço Parlapatões. Dias, 19, 20, 26 e 27 de julho. Quartas e quintas-feiras, às 20h. Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada). Ingressos disponíveis no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/nao-aprendi-dizer-adeus/2060105?fbclid=PAAabeXHu7m80dFAU_S8DDPYtTWW1jGMCmRqfhHP2cszStgCYj8z5aPtVwuN8. Espaço Paralapatões - Praça Franklin Roosevelt, 158 - Consolação, São Paulo. Ao chegar no teatro é necessário apresentar o QR Code na bilheteria para fazer a troca do ingresso digital para o ingresso físico.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.