quinta-feira, 20 de julho de 2023

.: Livro infantil "Tibúrcio" condiz a refletir sobre educação financeira


O livro "Tibúrcio", escrito por Marina Gonzalez e a ilustrado por Veridiana Scarpelli, estimula o jovem leitor a refletir sobre valores e educação financeira e ganha edição especial para promover ação social e acessibilidade na versão audiolivro com audiodescrição das ilustrações. O projeto viabilizou a distribuição gratuita de 1.500 exemplares da obra infantil para crianças de baixa renda, alunos de escolas públicas e organizações que oferecem educação, cultura e esporte no contraturno escolar.

É tão bom ter um animalzinho de estimação! Cachorro, gato e até peixinho! Mas essa é a história de um animal e tanto, do burro Tibúrcio, que também é de estimação. A partir de rimas e ilustrações inspiradas na arte do cordel brasileiro, a autora Marina Gonzalez e a ilustradora Veridiana Scarpelli falam sobre a amizade do burro e seu dono. 

Baseado em relatos reais e ambiente rural, o livro "Tibúrcio" procura deixar claro que o dinheiro é bom, mas não compra tudo, estimulando, assim, a construção de valores duradouros, como amizade e respeito. A partir de rimas e ilustrações criativas de Veridiana Scarpelli, a obra mostra que desde cedo é possível criar o hábito da responsabilidade sobre o que acontece com a gente e com o mundo que nos cerca. Compre o livro "Tibúrcio", escrito por Marina Gonzalez e a ilustrado por Veridiana Scarpelli, neste link.


Quem é Tibúrcio?
Trabalhador e companheiro, Tibúrcio vivia bem tranquilo em um sítio cercado de verde. Seu dono cuidava muito bem dele e sabia que o burro era um amigão, mas... um dia a situação apertou e a única solução que ele encontrou foi vendê-lo em um leilão... O objetivo foi alcançado: conseguiu um bom dinheiro, mas não demorou a sentir aquele vazio no peito, uma grande saudade. Como resolver este impasse?

De maneira leve e natural, o livro "Tibúrcio" deixa claro, ao longo de sua história, a importância de cuidarmos de nossa vida no todo, inclusive com o mundo que nos cerca: tomar contato e cuidar do dinheiro, das pessoas e das amizades, de suas próprias coisas, dos bichos de estimação. 

Nesse sentido, a obra trabalha diversas habilidades, tais como: refletir sobre nossas ações antes de tomarmos decisões precipitadas (das quais podemos nos arrepender futuramente), as habilidades de linguagem (na ampliação do vocabulário com palavras pouco conhecidas nessa faixa etária, como “leilão”, “tostão”, “orçamento”, “pelejar” e “aliado”, entre outras), habilidade lógico-matemática, habilidades relativas às ciências naturais (na caracterização do animal), habilidades relativas às ciências humanas (no que se refere à Geografia) e, principalmente, a habilidade de vivenciar a amizade, percebendo as diferenças não como conflito, mas como diversidade e oportunidade de crescimento. Garanta o seu exemplar de"Tibúrcio", escrito por Marina Gonzalez e a ilustrado por Veridiana Scarpelli, neste link.


O projeto da nova edição com inclusão de audiolivro com audiodescrição
O projeto publicou uma edição especial do livro infantil "Tibúrcio" da autora Marina Gonzalez, com ilustrações de Veridiana Scarpelli, e fez a distribuição gratuita de 1.500 exemplares para crianças de baixa renda, alunos de escolas públicas e organizações da sociedade civil que oferecem educação, cultura e esporte no contraturno escolar. Ao todo, 12 escolas e organizações foram beneficiadas.

Além de cada criança ganhar um livro, teve contação da história, sessão de autógrafos, conversa com a autora, leitura, desenhos e material pedagógico com roteiro de atividades para os professores. Tudo isso foi idealizado e realizado pela Comg Editora e Produção Cultural, com o benefício fiscal da Lei Rouanet e patrocínio da Cirúrgica Fernandes e Grupo Protege.

Objetivo deste projeto, por Marina Gonzalez:
“Elaborei este projeto pensando principalmente em transformá-lo em uma ação social, para democratizar o acesso de crianças de baixa renda ao livro infantil de qualidade. Para muitas crianças, Tibúrcio foi o primeiro livro que ganhou na vida, o que me emocionou demais, considerando que 30% dos brasileiros nunca compraram um livro. Penso ser fundamental estimular a educação financeira e a reflexão sobre o que o dinheiro compra e não compra, consumo, poupança e valores como a amizade e o cuidado. Acredito que oferecer eventos gratuitos nas escolas públicas que associam o livro a momentos alegres e memoráveis, onde a criança se sente prestigiada faz toda a diferença na formação de uma pessoa. E a acessibilidade do livro infantil para os deficientes visuais e surdos deveria ser mais praticada nas publicações. Percebi que é pouco diante de tanta carência, mas acredito que, desta forma, podemos fomentar o interesse e apreço pelos livros e pela cultura brasileira.”

Marina Gonzalez, autora de Tibúrcio
Marina Gonzalez nasceu e mora em São Paulo. Formada em Comunicação Social, foi publicitária e desde 2000 atua como produtora cultural de exposições e livros de arte realizados pela Comg Editora. É apaixonada pela cultura e história do nosso Brasil.

Privilegia as ações sociais e de acessibilidade em todos os seus projetos, além de criar obras com elementos da identidade cultural brasileira para estimular o conhecimento e sentimentos de valor e admiração pela nossa cultura.

Sobre a ilustradora
Veridiana Scarpelli
nasceu e mora em São Paulo. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, em 2007 deixou de lado o desenho de objetos e móveis para fazer ilustrações. Já ilustrou livros, revistas e jornais. É autora do livro “O Sonho de Vitório”.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.