Doutor em sociologia pela Unicamp dá voz a vítimas da guerra em livro lançado após um ano do início do conflito.
No início de 2022, o sociólogo Gustavo Gumiero preparava-se para visitar Moscou quando eclodiu a Guerra na Ucrânia. O caminho natural seria adiar a viagem, mas Gustavo foi contra o senso comum e decidiu converter-se de um simples turista a um observador da História. Começava a nascer ali a obra “Gritos da Guerra: o Conflito Rússia-Ucrânia na Voz das Mulheres que Sofrem”, lançada pelo Referência, selo da editora Mostarda.
Neste livro, o autor dá voz a “pessoas comuns”, que não estão no front de batalha, que não pegaram em armas e que são sempre as mais atingidas por uma guerra. Gumiero coletou o depoimento de seis mulheres que tiveram suas vidas completamente mudadas assim que as tropas russas invadiram a Ucrânia. Essa visão feminina do conflito tem uma explicação. Para o sociólogo, as mulheres, mesmo estando entre as maiores vítimas de qualquer conflito armado, possuem uma força e uma resiliência surpreendentes. A elas também não escapam detalhes que podem parecer fugazes aos olhos dos homens, mas que conseguem compor um retrato mais fiel de uma guerra.
“Como a guerra afetou a vida das mulheres foi o que procurei documentar nestas páginas. O conflito marcou e marcará definitivamente a vida daquela gente. Como elas reagiram, o que sentiram e sentem. Reuni seis histórias que, apesar de diferentes entre si, mostram como a guerra é perversa. Como me disse uma das mulheres com quem conversei: em uma guerra são as pessoas comuns que mais sofrem”, afirma o autor.
O leitor vai conhecer histórias carregadas de emoção, como a de Oksana Kalashnikova, uma ucraniana que, com o conflito, reviveu traumas de infância e que, pela segunda vez em oito anos, foi obrigada a fugir de seu país. Ou ainda do desalento de outra ucraniana, Júlia, que foi obrigada a abandonar a profissão de médica e para sobreviver tornou-se diarista na República Tcheca. Outros depoimentos mostram a história de bielorrussas que também foram diretamente afetadas pelo conflito. Gustavo Gumiero ouviu ainda uma russa contrária à guerra, mas que mesmo assim sofre suas consequências.
São relatos diferentes entre si, mas igualmente comoventes por retratar pessoas que perderam tudo ou quase tudo e cujas histórias sempre perdem-se no anonimato como o de tantas outras vítimas da guerra. Gumiero faz ainda um estudo bastante elucidativo sobre a Rússia e seu líder, Vladimir Putin, o czar dos tempos modernos. O sociólogo empresta sua experiência também para analisar as perspectivas e desafios que o conflito deverá impor aos dois países diretamente envolvidos e ao mundo de forma geral. Compre o livro “Gritos da Guerra: o Conflito Rússia-Ucrânia na Voz das Mulheres que Sofrem”, de Gustavo Gomiero, neste link.
Sobre o autor
Gustavo Gumiero, é mestre e doutor em Sociologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ele é autor de “Pandemia no Brasil. Fatos, Falhas e... Atos”, lançado em 2022 também pela Editora Mostarda, em que faz uma radiografia sobre como o Brasil lidou com a covid-19. Gustavo é autor de mais quatro obras e tem ainda centenas de artigos publicados em jornais do Brasil. Natural de Valinhos, em São Paulo, o autor divide seu tempo entre o Brasil e a Itália, e, com o olhar apurado de sociólogo, está sempre atento a novos temas que mereçam uma análise mais profunda. Garanta o seu exemplar de “Gritos da Guerra: o Conflito Rússia-Ucrânia na Voz das Mulheres que Sofrem”, escrito por Gustavo Gomiero, neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.