segunda-feira, 26 de junho de 2023

.: "Formiguinhas": Natalia Borges Polesso lança primeiro livro para crianças


A premiada escritora Natalia Borges Polesso, vencedora do Prêmio Jabuti, lança seu primeiro livro infantil. "Formiguinhas", editado pela FTD Educação, conta a história de amadurecimento de uma menina que aguarda o nascimento do irmão. É indicado para crianças a partir dos sete anos.

Considerada uma das escritoras mais promissoras da literatura nacional contemporânea, Natalia Borges Polesso é uma autora multifacetada e reconhecida no Brasil e no exterior. Seu primeiro livro, "Recortes para Álbum de Fotografia Sem Gente", de 2013, foi vencedor do Prêmio Açorianos, concedido pela Prefeitura de Porto Alegre. 

Em 2016, a gaúcha de Bento Gonçalves venceu o Prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas com "Amora". Em 2017, foi incluída na lista Bogotá 39, que destaca 39 escritores latino-americanos. Polesso levou novamente o Jabuti em 2021, na categoria Romance de Entretenimento, como coautora do livro Corpos secos. E, no ano passado, desta vez na categoria Romance, foi finalista do Jabuti com Extinção das abelhas.

Pesquisadora e doutora em Teoria da Literatura, Polesso agora embarca em uma nova aventura, lançando seu primeiro livro infantil pela FTD Educação: Formiguinhas, ilustrado pela artista visual PriWi. “'Formiguinhas' é a adaptação de um conto que está no meu primeiro livro ("Recortes para Álbum de Fotografia Sem Gente"). Esse é um conto bem pessoal, que fiz a partir de uma fotografia minha de infância, em que estou realmente olhando formiguinhas com um arame numa pracinha”, explica a escritora.

Indicado para leitores a partir dos sete anos, o livro conta a história de uma família que sai para passear na praça antes do almoço. A mãe está grávida e quer descansar um pouco enquanto esquenta os pés no sol. O pai faz companhia para ela e a filha se aventura pela praça, munida de uma lupa imaginária feita de arame. O encontro com formiguinhas que devoram uma aranha faz a menina pensar na bala que não deveria estar comendo antes do almoço e no irmão que em breve irá nascer.

Trata-se de uma delicada e divertida narrativa em que uma criança precisa enfrentar, a partir de uma situação corriqueira, os desafios do amadurecimento diante das mudanças que ocorrem na vida. “O livro é sobre curiosidade e ansiedade — e como uma coisa, às vezes, ajuda a gente a lidar com a outra”, diz a autora, que dedicou a obra, justamente, “às pessoas ansiosas e curiosas”.

Já a artista visual PriWi criou, com suas ilustrações, uma narrativa visual circular que potencializa e expande o alcance do texto: começando na capa, com a família saindo para o passeio, e terminando na quarta capa, com a volta para casa. Pelas páginas do livro, a ilustradora usa a lupa imaginária da menina para fazer o leitor mergulhar nos detalhes que se escondem nas pequenas coisas às quais não se costuma prestar atenção. Formiguinhas é o primeiro livro de PriWi feito todo com lápis de cor.

A ilustradora conta que sua proposta foi imaginar as cenas de várias perspectivas e proporções, porque via no texto um potencial para tocar sentimentos universais. “Quando li, me identifiquei imediatamente com a personagem, as formigas e a aranha. Foi um trabalho de medir os pesos e as cores e temperar as emoções para que tudo ganhasse corpo, sem perder a leveza e o humor que o universo infantil merece”, conta.

O projeto gráfico de Daniel Justi, designer e editor de arte da FTD Educação, também ajuda a construir a história e conduz a leitura, em um jogo visual que nos coloca dentro do mundo imaginário da personagem. Ao longo das páginas, a menina observa miudezas na praça com a lupa e vai — ela mesma — diminuindo enquanto as formigas aumentam. “O projeto gráfico nesse intervalo é parte ativa da narrativa, acompanhando o zoom e crescendo junto com as formigas até o ápice”, descreve o designer. Compre o livro "Formiguinhas", de Natalia Borges Polesso, neste link.

Sobre a autora
Natalia Borges Polesso é doutora em Teoria da Literatura. Publicou Coração à corda (2015), Amora (2015) - vencedor do prêmio Jabuti em 2016 -, "Recortes para Álbum de Fotografia Sem Gente" (2018), "Pé Atrás" (2018), "Controle" (2019), "Corpos Secos" (2020) - vencedor do prêmio Jabuti em 2021 - e "A Extinção das Abelhas" (2021). "Formiguinhas" é o primeiro livro infantil da autora.


Sobre a ilustradora
PriWi é artista visual. Publicou "Inusitado" (2014) e "Pérolas" (2016), pela série "Gibi Quântico", além de "Mamãe Tamanduá" (2016), "Romeo and Juliet" e "Alfabeto Poético" (ambos de 2021). Entre 2016 e 2020, trabalhou com animação ("Cupcake e Dino: Serviços Gerais", para a Netflix) e campanhas publicitárias. "Formiguinhas" é o primeiro livro da ilustradora feito todo com lápis de cor. Garanta o seu exemplar de "Formiguinhas", escrito por Natalia Borges Polesso, neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.