sexta-feira, 12 de maio de 2023

.: "Veado Assassino", uma novela provocativa de Santiago Nazarian


Um presidente de extrema-direita é morto por um adolescente não binário. Por meio de uma longa entrevista, conhecemos a história do jovem e as decisões que o levaram a cometer o ato. Com o cinismo e o sarcasmo típicos de Santiago Nazarian, o livro "Veado Assassino", lançado pela Companhia das Letras, é uma louca novela especulativa, divertida e reflexiva na mesma medida.

A história gira em torno de Renato, um adolescente não-binário de Santa Catarina. Viciado em games, ele tem uma relação conflituosa com os pais conservadores e a irmã, uma mulher trans. Mas sua vida não teria nada de tão singular se não fosse um ato cometido por ele que passaria a defini-lo: o assassinato do presidente de extrema-direita que estava no poder.

Assim, mergulhamos em sua história: os anos de formação, o ódio biliar e os preconceitos velados ou explícitos mostrados por meio de um vertiginoso diálogo entre Renato e um interlocutor misterioso. Questões raciais, sexuais e de gênero são colocadas numa balança sempre desequilibrada, e o leitor, como um detetive, busca razão e coerência em um menino que é, em muitos sentidos, retrato de uma geração em crise.

Depois de se aprofundar no legado do genocídio armênio em "Fé no Inferno", finalista dos prêmios Jabuti e Oceanos, Santiago Nazarian retorna à prosa cáustica e experimental que marcou sua obra. Seu existencialismo bizarro serve de base para um livro atual e provocativo, que discute temas controversos ao mesmo tempo em que preserva a leveza pop do autor. Compre o livro "Veado Assassino" neste link.


O que disseram sobre o livro
"Santiago Nazarian coloca em colisão duas vozes, a de um adolescente que fetichiza o ódio e a de uma instância que perscruta os seus atos, ambas tão trepidantes e incertas quanto a história recente do país." — Andréa del Fuego, autora de "A Pediatra"


Sobre o autor
Santiago Nazarian nasceu em 1977 e é paulistano. Publicou diversos romances, entre eles "Mastigando Humanos" e "Biofobia", e verteu ao português dezenas de livros como tradutor. Pela Companhia das Letras lançou "Fé no Inferno" (finalista do Prêmio Jabuti, Oceanos e Machado de Assis) e o romance de terror "Neve Negra". Garanta o seu exemplar de "Veado Assassino" neste link.


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.