segunda-feira, 22 de maio de 2023

.: MIS traz sessão de "Não Mais Silêncio" seguida por conversa


Em parceria com o Memorial do Holocausto, programação especial “Memórias do Holocausto” acontece no dia 24 de maio, às 19h. Entrada gratuita


O MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, em parceria com o Memorial do Holocausto, apresenta uma programação especial no dia 24 de maio, quarta-feira, às 19h. “Memórias do Holocausto” traz exibição do filme "Não Mais Silêncio", no Auditório MIS, com a presença de cinco sobreviventes retratados no documentário, para um bate-papo com o público mediado por um dos diretores do filme, Marcio Pitliuk.

"Não Mais Silêncio" (Brasil, 2022, Documentário, produção Memorial do Holocausto), de Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo, apresenta dez sobreviventes do Holocausto, testemunhas oculares que recordam os piores e melhores momentos durante a II Guerra Mundial. O filme é carregado de uma emoção única, pois os protagonistas eram crianças quando esse horror aconteceu e, 70 anos depois, esses sentimentos afloram, com uma lição contra a intolerância e o preconceito. 

Ao longo de 67 minutos, testemunhamos as recordações de Ariella Segre, Marika Gidali, Rita Braun, Joshua Strul e George Legmann, Tomas Venetianer, Stefan Lippman, Nanete Konig, Andor Stern e Daniel Roth. Todos eles encontraram refúgio no Brasil após o fim da guerra. O filme dá voz aos sobreviventes, permitindo-lhes expressar os sentimentos que guardaram por décadas, compartilhar os momentos mais dramáticos, seus sofrimentos e as adversidades enfrentadas até a libertação. Diferente de uma abordagem tradicional, em que cada sobrevivente conta sua história de forma linear, descrevendo os acontecimentos passo a passo, Não mais silêncio emociona ao trazer à tona os relatos dos momentos mais sensíveis que eles vivenciaram. 

Após a sessão, o público confere um bate-papo com cinco dos sobreviventes retratados no filme: Ariela Segre, italiana: sua família fugiu dos nazistas cruzando os Alpes nevados a pé, em busca de refúgio na Suíça; George Legmann, de mãe romena, nasceu no campo de concentração de Dachau (um dos sete bebês que conseguiram nascer e sobreviver num campo nazista); Joshua Strul, romeno, foi levado com sua família para um gueto, onde viveram por quase um ano; Stefan Lipmann, alemão, ficou escondido num convento para escapar dos nazistas, se passando por cristão; e Marika Gidali, húngara, escapou da morte se escondendo em porões e acabou com sua mãe num dos guetos de Budapeste. No Brasil, ela fundou o Ballet Stagium. 

O Núcleo de Cinema do MIS tem como Patrono o Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do ProAC. O MIS tem como mantenedoras as empresas Youse, B3 e Lenovo e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados e Siemens. O apoio de mídia é da Folha de S.Paulo, JCDecaux, Nova Brasil FM e TV Cultura. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group e Telium.

A equipe do Resenhando.com assiste as estreias dos filmes na rede Cineflix CinemasConsulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SANO Resenhando.com é parceiro da MUBI desde abril de 2023. Assine a MUBI e fique por dentro das novidades do cinema neste link.

Serviço
"Memórias do Holocausto". Data e horário: 24 de maio, às 19h. Local: Auditório MIS (172 lugares). Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS). Classificação indicativa: 14 anos. Museu da Imagem e do Som - MIS. Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| Telefone: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br.


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.