O crítico literário, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras Antonio Carlos Secchin lança, na próxima terça-feira, dia 16 de maio, às 16h30, na Livraria da EdUSP, os dois mais recentes livros assinados por ele: "Papéis de Prosa: Machado & Mais" e "Papéis de Poesia II". As imagens de capa são xilogravuras da artista plástica Maria Bonomi, agraciadas ao autor: "Cantata Vegetal" (1967) ilustra "Papéis de Prosa", e "Viagem para Dentro" (1975), "Papéis de Poesia II".
"Papéis de Prosa: Machado & Mais"
O leitor deste volume certamente concordará com João Cabral, que admirava a produção poética e crítica de Antonio Carlos Secchin. "Papéis de Prosa: Machado & Mais" reúne discursos acadêmicos, entrevistas, uma reflexão sobre a língua portuguesa e ensaios sobre a literatura brasileira, com destaque à obra de Machado de Assis. As análises percorrem os meandros de cada texto em busca de novas relações simbólicas. Em seu conjunto, são recortes pensados e elaborados por um olhar agudo, e escritos com senso plástico e concisão: faca só lâmina. Para o deleite do leitor, a minuciosa mirada analítica de Secchin é movida por um sopro lírico, tornando esses ensaios uma prosa também poética. Compre o livro "Papéis de Prosa: Machado & Mais" neste link.
"Papéis de Poesia II"
Sorte do leitor que tem em mãos este livro. "Papéis de Poesia II" proporciona momentos de deslumbramento ao percorrer as veredas da poesia, mapeadas pelas sábias e sensíveis mãos do autor. O título já antecipa seu assunto: a poesia. A propósito, Antonio Carlos Secchin compartilha com seus leitores variadas maneiras de ler, de discutir e - até! - de escrever poesia. Devassa bastidores de alguns de seus poemas, apresenta o percurso de suas leituras de poemas alheios e não hesita em discutir aspectos gerais da poesia. Em tudo e por tudo isso, propõe um belo passeio pelo território da poesia que, como diz Secchin, é “linguagem descompromissada com o caráter utilitário da palavra”. Compre o livro "Papéis de Prosa: Machado & Mais" neste link.
Sobre o autor
Antonio Carlos Secchin é professor emérito de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Letras pela mesma universidade. Poeta, autor vários livros, entre eles Desdizer (2017), poesia reunida. Em 2018, publicou a obra infantil "O Galo Gago", que recebeu o Selo 10 da Cátedra de Leitura da Unesco.
No mesmo ano, lançou "Percursos da Poesia Brasileira: Do século XVIII ao XXI", ganhador do Prêmio APCA de ensaio. Foi eleito em 2004 para a Academia Brasileira de Letras. Em 2013, a Editora da UFRJ publicou "Secchin: Uma Vida em Letras", sobre a sua trajetória. Em 2019, recebeu o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, da Academia Carioca de Letras, pelo conjunto da sua obra. Garanta os livros de Antonio Carlos Secchin neste link.
Serviço - Lançamento de "Papéis de Prosa: Machado & Mais" e "Papéis de Poesia II"
Data: terça-feira, dia 16 de maio, às 16h30. Local: Livraria da EdUSP. Endereço: Cidade Universitária − Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Butantã - São Paulo. Na ocasião, os dois títulos poderão ser adquiridos ao preço promocional de R$ 90 (preço regular R$ 56 cada livro).
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.