"A arte de perder não é nenhum mistério", vaticinou Elizabeth Bishop em "Uma Arte", um dos mais célebres poemas do século XX. Em "Elizabeth Bishop: Uma Biografia", livro lançado pela Companhia das Letras, Thomas Travisano joga luz sobre a trajetória da escritora que se especializou na arte de perder desde a infância - o pai morreu quando tinha oito meses, e a mãe foi internada em um hospital psiquiátrico quando a poeta tinha cinco anos. A tradução é de Luiz A. de Araújo.
Depois de mais de três décadas dedicadas a percorrer os passos da vencedora do prêmio Pulitzer,Thomas Travisano nos apresenta a uma mulher que sempre se enxergou à margem dos padrões e que viria a se transformar em uma das vozes mais cultuadas da literatura norte-americana. Autora de uma obra concisa, com pouco mais de cem poemas publicados em vida, Elizabeth Bishop se consagrou pela notável capacidade de observação.
Avessa ao tom sentimental, sua poesia alia o rigor da forma a um impressionante engenho para a descrição, sem nunca perder de vista o autocontrole. A análise de Travisano revela que a obra da escritora ilustra uma vida complexa e atribulada, feita de inúmeros percalços e desvios de percurso. Compre o livro "Elizabeth Bishop: Uma Biografia" neste link.
O que disseram sobre o livro
"Nunca faltaram bons biógrafos para Bishop, mas Travisano escreveu algo novo, envolvente e delicioso. Ler este livro é tão prazeroso quanto ler os estranhos e maravilhosos poemas de Bishop." - The Washington Post
Sobre o autor
Thomas Travisano é fundador da Elizabeth Bishop Society e há décadas se dedica a pesquisar a vida e a obra da poeta. Autor e editor de livros sobre poesia norte-americana moderna e contemporânea, é também professor na Universidade Hartwick. Garanta o seu exemplar de "Elizabeth Bishop: Uma Biografia" neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.