Por Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.
De tempos em tempos, constatamos bandas buscando mostrar em disco suas influências, responsáveis pela formação musical de seus integrantes. E a história se repete com os britânicos da banda Saxon, que lançaram o CD "More Inspirations", que é continuação do projeto "Inspirations", de 2020. São releituras de bandas que marcaram as carreiras dos músicos lá no início, ainda nos anos 70 e na fase da adolescência.
O grupo é liderado pelo vocalista Biff Byford e mesmo tendo algumas alterações na formação, ainda se mantém na ativa como um dos precursores do estilo heavy metal. Não por acaso a banda se apresenta em vários festivais desse estilo ao redor do mundo, além de realizar shows em arenas com grande capacidade de público.
Nesse segundo volume de regravações, eles selecionaram canções de Alice Cooper ("From The Inside"), ZZ Top ("Chevrolet"), The Who ("Substitute"), Uriah Heep ("Gipsy"), Kiss ("Detroit Rock City") e Nazareth ("Razzamazz"), entre outras. Pela época das gravações originais, é bem provável que os integrantes tenham ouvido isso em seus antigos toca-discos de vinil ou nas jukeboxes que eram disponibilizadas em lanchonetes e bares naquele período.
Mesmo se mantendo fiéis aos arranjos originais, eles fizeram questão de mostrar que era o Saxon que estava tocando. É possível notar a assinatura da banda em vários momentos do disco, como nas faixas "Gipsy", do Uriah Heep, e "Man On The Silver Mountain" (da banda Rainbow). E ficou bem interessante ouvi-los tocando Nazareth, que é uma banda também precursora do hard rock britânico.
"More Inspirations" vai agradar os fãs do gênero hard rock clássico. Sobretudo porque é tocado com aquele toque de autenticidade, indispensável para quem gosta desse estilo musical.
"Razzamanazz"
"We´ve Gotta Get Out Of The Place"
"Detroit Rock City"
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.