Em 17 de maio, a Companhia das Letras lança "Último Olhar", o novo livro de Miguel Sousa Tavares, um dos autores mais lidos em Portugal. O livro conta a história de Pablo, um homem de 93 anos que sobreviveu a diversos conflitos ao longo da vida e agora enfrenta a pandemia de Covid-19 em um lar de idosos na Espanha.
O autor explora temas como solidão, envelhecimento e dilemas éticos enfrentados pelos profissionais de saúde durante a pandemia. O título é lançado após hiato de dez anos, quando Tavares publicou "Equador", um dos maiores best-sellers da literatura portuguesa contemporânea.
Por que ler "Último Olhar"?
Do autor de "Equador", o romance "Último Olhar" é uma provocação sagaz sobre como nos relacionamos uns com os outros e como nossas sociedades, que parecem tão civilizadas e altruístas, podem ser tomadas pela barbárie e pela luta animalesca pela sobrevivência.
Pablo tem 93 anos e uma vida imensa. Lutou na Guerra Civil Espanhola, fugiu da morte na França, sobreviveu a um campo de extermínio nazista na Áustria e depois viveu 75 anos tão feliz quanto possível - até que uma pandemia de proporções imagináveis se alastrou pelo mundo e ele se viu abandonado em um lar de idosos na Espanha. É nesse mesmo local que trabalha Inez, uma médica espanhola que deixa seu marido e sua casa para trás para enfrentar a nova realidade que confronta não apenas sua profissão, mas tudo o que está à sua volta.
Ao conhecer Paolo, um médico intensivista italiano que está na linha de frente do combate à covid-19, ela pouco a pouco toma dimensão de que essa nova doença é sinônimo de solidão e vai virar a vida de todos eles de cabeça para baixo. É um vírus desconhecido, que convoca cada indivíduo a enfrentar dilemas éticos a que se julgavam imunes. "Último Olhar" é uma história sem tréguas nem contemplações, um convite para o leitor refletir sobre um passado próximo e vislumbrar as possibilidades de um futuro novo, em reconstrução. Compre o livro "Ultimo Olhar" neste link.
Sobre o autor
Miguel Sousa Tavares nasceu no Porto, em 1952. É formado em direito, mas renunciou à carreira de advogado para se dedicar exclusivamente ao jornalismo, uma paixão que lhe concedeu diversos prêmios. Hoje se volta sobretudo à escrita literária e é um dos autores portugueses mais lidos em seu país. Escreveu livros de reportagens e crônicas, obras infantis e juvenis, como "O Segredo do Rio" e "Ismael e Chopin", e os romances "Rio das Flores", "Equador", "No Teu Deserto" e "Madrugada Suja", esses últimos publicados pela Companhia das Letras. Garanta o seu exemplar de "Ultimo Olhar" neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.