Em "Tudo que É Sólido Desmancha no Ar", romance de estreia de Darragh McKeon, indicado à categoria de Melhor Autor Estreante no Irish Book Awards, a vida dos quatro protagonistas é permanentemente afetada pelo acidente de Chernobyl, enquanto traça o colapso da União Soviética.
Em um prédio decrépito em Moscou, Ievguiéni, de nove anos, toca piano baixinho para não incomodar os vizinhos. Sua afinidade com a música, porém, não o protege do bullying que sofre dos meninos mais velhos que estudam com ele. Sua mãe, Alina, sente que o filho anda mentindo para ela, mas não tem tempo de confrontá-lo, pois está compensando com dois empregos a ausência do marido morto.
Mária, irmã de Alina, é uma ex-dissidente que trabalha numa fábrica de autopeças. Além disso, ela vai a Lomonosov duas vezes por semana para dar aula de inglês. Nas horas vagas, tenta superar os fantasmas do passado que um terceiro emprego lhe trouxe e que a assombram até hoje. A duzentos quilômetros dali, em Pripyat, o reator 4 da usina nuclear de Chernobyl explode.
Em um hospital, também em Moscou, o cirurgião Grígori dedica todas as horas do seu dia ao trabalho, para passar menos tempo pensando em seu casamento fracassado. Ao ser convocado a ir a Chernobyl, terá de pôr outras habilidades à prova para lidar com o negacionismo que vai encontrar lá.
Em uma vila em Gomel, na Bielorrússia, Artiom, de treze anos, acorda de manhã e vê que o céu está diferente. Está escuro. Seu pai, um homem descrente, brinca e diz que é o mesmo céu de sempre, só está de mau humor. Mas dois dias depois um soldado bate à sua porta, ordenando que sua família evacue a casa onde mora. E a vida de todos eles nunca mais será a mesma. A tradução é de Renato Marques. Compre o livro "Tudo que É Sólido Desmancha no Ar" neste link.
O que disseram sobre o livro
"Os protagonistas da história de McKeon podem até ter caído no esquecimento, mas este romance impecável os tornou imortais." - The New York Times
"A escrita viciante de McKeon constrói personagens complexos que tentam achar o sentido da vida em meio ao caos do acidente de Chernobyl." - Booklist
"O romance de McKeon entrega o que muitos prometem: um lembrete de que o ser humano pode causar a própria ruína." - Publishers Weekly
"Ousado, ambicioso e comovente. McKeon retrata as batalhas diárias de seus personagens com muita empatia. Uma reflexão além do momento histórico." - Colm Tóibín
Sobre o autor
Darragh McKeon nasceu em 1979 e cresceu Tullamore, na Irlanda. Ele se formou pela University College Dublin e trabalhou com direção teatral na Europa e nos Estados Unidos, com empresas como a Steppenwolf Theatre, The Royal Court, a Young Vic e a Rough Magic Theatre. Foi indicado à categoria de Melhor Autor Estreante no Irish Book Awards com este livro. Atualmente, mora em Nova York. "Tudo que É Sólido Desmancha no Ar" é o romance de estreia do autor. Garanta o seu exemplar neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.