segunda-feira, 17 de abril de 2023

.: Clássico "O Homem da Areia" volta às livrarias em edição especial ilustrada


Relançado em edição especial pela Ubu Editora, o livro "O Homem da Areia" é um clássico do romantismo alemão que entrou para a história da literatura. A narrativa fantástica tensiona os limites entre a loucura e a razão e inspirou artistas, teóricos e cientistas, como Freud, Dumas e Tchaikovsky. O livro de E. T. A. Hoffmann conta com ilustrações do artista plástico Eduardo Berliner, além de tradução de José Feres Sabino e Marcella Marino M. Silva e posfácio de Márcio Suzuki.

O conto gira em torno da crescente insanidade do personagem Natanael, graças ao medo que sente da figura folclórica do "Homem da Areia" ("Der Sandmann", no original alemão). Em uma versão da lenda, ele é o responsável por jogar um pouco de areia nos olhos das pessoas, fazendo com que elas fiquem com sono e durmam. 

Na outra versão, mais aterrorizante, o "Homem da Areia" é um ser maligno que arranca os olhos das crianças que não querem dormir, e os leva para servir de alimento para a sua família que vive na lua. O pavor que Natanael sente do "Homem da Areia" aumenta quando ele começa acreditar que a criatura está convivendo com sua família, disfarçada como o advogado Coppelius. Depois que uma tragédia acontece, Natanael passa a ter certeza que "O Homem da Areia" é realmente Coppelius.

Para o livro, Berliner estudou o texto e produziu um conjunto de obras que traduzem o fantástico e o horror da obra de Hoffmann. Inteiramente ilustrado, o grande conto fantástico de Hoffmann fica ainda mais desconcertante. Obra que inspirou Freud para cunhar o conceito de Unheimlich, "O Homem da Areia" traz uma mistura de relato epistolar e narrativa de horror que borra as fronteiras entre vigília e sonho, razão e loucura. Compre o livro "O Homem da Areia" neste link.


O que disseram sobre o livro
“'O Homem da Areia' me parece o conto mais representativo do maior autor fantástico do século XIX, o mais rico de sugestões e o mais forte em valor narrativo. A descoberta do inconsciente ocorre precisamente aqui, na literatura romântica fantástica, quase cem anos antes que lhe seja dada uma definição teórica.” ― Italo Calvino

Sobre o autor
E. T. A. Hoffmann
nasceu em Königsberg e viveu em Berlim, na Alemanha. Foi escritor, compositor, desenhista e jurista, consagrando-se como um dos maiores nomes da literatura fantástica mundial. Sua obra mais conhecida talvez seja a que inspirou o balé "O Quebra-nozes", de Tchaikovsky. 


Sobre o ilustrador
Eduardo Berliner vive e trabalha no Rio de Janeiro. Já realizou inúmeras exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Seus trabalhos fazem parte de instituições como Museu of Modern Art de Nova York, Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, Pinacoteca de São Paulo e Museu de Arte Moderna de São Paulo. Garanta o seu exemplar de "O Homem da Areia" neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.