As avós mais irreverentes do YouTube chegam às livrarias brasileiras com a obra "Avós da Razão", lançamento da editora Planeta. No canal homônimo, que já reúne mais de 330 mil pessoas em multiplataformas e comemora cinco anos em 2023, Helena Wiechmann (94), Sonia Massara (85) e Gilda Bandeira de Mello (81) compartilham opiniões e conselhos sinceros e bem humorados sobre temas como amor, sexo, envelhecimento, preconceito, tabus da idade e juventude. A ilustração da capa é de Paula Milanez.
Foi em 2018 que Cássia, amiga das avós, teve a ideia de criar um canal no YouTube para reproduzir as conversas das três nas mesas de botecos. Nos vídeos, as três amigas de longa data respondem perguntas feitas pelos internautas, compartilhando conhecimentos e vivências. Desde a criação do canal, as "Avós da Razão" ganharam o primeiro lugar na categoria Creators Pitch, evento criado pelo YOUPIX Summit, em setembro de 2019, e o Prêmio iBest 2021 e 2022 na categoria Diversidade e Inclusão.
Na obra, escrita pelo jornalista Ygor Kassab, Helena, Sonia e Gilda falam sobre tudo sem censura, revelam o motivo pelo qual não gostam de serem chamadas de “idosas”, que velhos fazem sexo - e continua sendo prazeroso - e apontam que envelhecer não significa que se sabe tudo, mas que é necessário manter a mente aberta e continuar aprendendo sempre. Enquanto muitos consideram que envelhecer é sinônimo de perdas e limitações, as avós mostram que é preciso mudar o olhar negativo e preconceituoso sobre esse momento da vida.
Dentro e fora das redes sociais, as "Avós da Razão" inspiram milhares de pessoas a saírem da invisibilidade e da falta de escuta para assumirem o protagonismo da própria vida com autonomia, liberdade e felicidade. "São revolucionárias hoje, como sempre foram, porque só querem se divertir, brincar e rir muito. Elas são tudo o que eu também quero ser amanhã", define a antropóloga Mirian Goldenberg no prefácio da obra. Compre o livro "Avós da Razão" neste link.
O que disseram sobre o livro
"As 'Avós da Razão' mostram, no próprio cotidiano, que a velhice pode ser, e é, um momento de conquistas, alegrias, descobertas e muitas risadas.” - Mirian Goldenberg, antropóloga, pesquisadora e professora, colunista da Folha de S. Paulo e da Vogue
Sobre os autores
Helena Mendes Rotundo Wiechmann nasceu em 1o de agosto de 1928, na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo.
Gilda Zammataro Bandeira de Mello nasceu no dia 14 de fevereiro de 1942, na maternidade São Paulo, na capital paulista.
Sonia Vera Arruda Massara nasceu no dia 31 de dezembro de 1937, na maternidade Pro Matre Paulista, localizada no bairro da Bela Vista, em São Paulo.
Ygor Kassab é jornalista, escritor, poeta e pesquisador do resgate cultural e histórico brasileiro. Foi apresentado às Avós da Razão através da atriz Ruth de Souza, amiga da Helena desde a época da juventude.
Em 2018, as três avós criaram o Avós da Razão, sucesso imediato na internet, com mais de 240 mil seguidores no Instagram e 90 mil inscritos no YouTube. Compartilham desde então opiniões, conselhos e dicas para quem, como elas, já viveu muitas alegrias -- mas também para todos aqueles que ainda têm muito tempo pela frente e podem aproveitar a sabedoria que essas senhoras podem oferecer. Garanta o seu exemplar de "Avós da Razão" neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.