sexta-feira, 31 de março de 2023

.: Zé Renato revisita clássicos em novo CD, por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.


O cantor e compositor Zé Renato está lançando “Quando a noite vem”, álbum que ganha as plataformas de streaming e chega também em formato CD, via selo Biscoito Fino. O trabalho confirma a sua versatilidade como intérprete ao revisitar clássicos do nosso cancioneiro e da música internacional.

O repertório do CD está relacionado com a memória afetiva do cantor, mais precisamente com a fase da infância e adolescência. A atriz e diretora Patrícia Pillar assina a direção artística e divide a escolha do repertório, feita a quatro mãos com Zé Renato, que integrou o grupo vocal Boca Livre, além de desenvolver sua carreira solo.

O álbum começa com “I Can't Stop Loving You”, sucesso na voz de Ray Charles lançado no Brasil no começo dos anos 1960. Já “Arrivederci Roma”, tema do filme de mesmo nome, de 1958, ganhou arranjo “totalmente inspirado em João Gilberto”, segundo Zé Renato.

“Bom dia, tristeza”, de Adoniran Barbosa, surge com novo arranjo do próprio músico. “Suave é a Noite” (versão para o português para “Tender is the night”) inspirou o título do disco, extraído do verso “tudo tem suave encanto, quando a noite vem”. Para o dueto no xote “O Seu Olhar Não Mente”, Zé Renato convidou a cantora Céu. E esse encontro é um dos pontos altos do disco.

O clima do disco é de absoluta leveza, com arranjos que criam uma ambientação agradável para o ouvinte. Zé Renato demonstra estar à vontade interpretando canções que marcaram a sua formação como músico.

O disco conta com Cristóvão Bastos (pianos e arranjo), Dori Caymmi (violão e arranjo), Jaques Morelenbaum (violoncelo e arranjo), Jorge Helder (baixo), Marcelo Costa (bateria), Carlos Malta (flauta), Pedro Sá (guitarra), Ricardo Pontes (sax alto), Dirceu Leite (flauta), Rui Alvim (clarinete), Aquiles Moraes (trompete e flughelhorn) e Vanessa Rodrigues (orgão Hammond). Completam o time Bernardo Couto (guitarra portuguesa) e a St. Petersburg Studio Orchestra, com direção de Kleber Augusto.

“Quando a Noite Vem” é um disco que merece ser conferido pelo ouvinte amante da boa música. Aquele do tipo que preza arranjos bem produzidos e interpretações de extremo bom gosto como as de Zé Renato.


I Can´t Stop Loving You


O Seu Olhar Não Mente


Suave é a Noite

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.