"Uma biblioteca é um organismo em perene movimento. É um terreno vulcânico, onde sempre algo está acontecendo, mesmo que não seja perceptível de fora", escreve Roberto Calasso no ensaio principal de "Como Organizar Uma Biblioteca", lançado pela Companhia das Letras. Combinando fragmentos autobiográficos e a erudição que perpassa toda a sua obra, o autor examina a complexa tarefa de organizar uma biblioteca, que instigou incontáveis pessoas ao longo da história - de Gabriel Naudé a Aby Warburg. A tradução é de Patricia Peterle.
Trata-se de um volume magistral sobre livros e a história da literatura - indispensável para todo leitor e bibliófilo. O volume inclui ainda outros três textos: "Os Anos das Revistas", que examina os tempos áureos das revistas literárias, entre os anos 1920 e 1940; "Nascimento da Resenha", a respeito do episódio que deu origem a esse gênero literário, protagonizado por Madame de Sablé e La Rochefoucauld; e "Como Organizar Uma Livraria", que retoma o tema principal do livro e propõe uma reflexão sobre as livrarias de hoje. Compre o livro "Como Organizar Uma Livraria" neste link.
Sobre o autor
Roberto Calasso nasceu em Florença, na Itália, em 1941. Considerado um dos maiores intelectuais contemporâneos, foi ensaísta e editor. Dele, a Companhia das Letras publicou "O Ardor", "A Folie Baudelaire", "A Literatura e os Deuses" e "O Inominável Atual", entre outros. Faleceu em 2021. Garanta o seu exemplar de "Como Organizar Uma Livraria" neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.