quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

.: "A Vida Futura": Machado de Assis e José de Alencar no mundo de hoje


Como reagiriam os cânones da literatura brasileira Machado de Assis e José de Alencar se pudessem viver entre as pessoas de hoje, na época do politicamente correto, das reparações históricas e, também, da hipocrisia? Na pena inigualável de Sérgio Rodrigues, os romancistas voltam à vida em pleno século XXI em um romance único, erudito, inventivo e repleto de humor ácido. 

No livro "A Vida Futura", lançado pela Companhia das Letras, ao saber que seus livros seriam reescritos para alcançar mais leitores, os autores abandonam o Olimpo e desembarcam no Rio de Janeiro de 2020 para impedir que intelectuais do século XXI reescrevam suas obras com palavras mais acessíveis ao grande público.

Ao chegarem ao Rio de 2020, em plena pandemia, encontraram um cenário completamente diferente daquele que haviam deixado há mais de século. Não-binários, traficantes, influenciadores digitais, youtubers, coaches, milicianos... Perfis capazes de deixar o narrador do livro - Machado de Assis, o Bruxo do Cosme Velho - completamente perplexo.

Nesse mundo do futuro para eles e presente para os leitores, ambos conhecem uma jovem estudante tão enigmática quanto apaixonante e se veem às voltas com os debates identitários contemporâneos. Os renomados escritores atuam como uma dupla cômica de dar inveja a Stan Laurel e Oliver Hardy ("O Gordo e o Magro", no Brasil) neste livro curto, poderoso e sarcástico.

Aproveitando-se da metalinguagem, o autor reproduz o tom Machadiano em um jeito clássico de escrever. Com capítulos curtos e de rápida leitura, é uma comédia em prosa protagonizada e narrada por Joaquim Maria Machado de Assis, contando com a honrosa colaboração de ninguém menos do que José de Alencar. Quando, em pleno no século XXI, na nuvem onde residem, os dois finados escritores descobrem que suas obras serão reescritas para torná-las mais acessíveis para quem tropeça no vocabulário oitocentista, ou sente-se constrangido com as opiniões retrógradas e até preconceituosas da dupla, eles resolvem descer ao Rio de Janeiro a fim de puxar o pé da professora universitária Stella McGuffin Vieira, responsável pelo tal projeto subsidiado por verbas públicas.

Ambos encontram dificuldade com a linguagem neutra e o jargão identitário. O Bruxo do Cosme Velho, inclusive, começa a refletir sobre a própria negritude e até se encanta por Mar, uma personagem não binária e negra. O novo romance de Sergio Rodrigues soa, a cada página, como um convite para a contradição, para o questionamento, para a reflexão sobre o quanto a realidade em que estamos inseridos é provisória. Compre o livro"A Vida Futura" neste link.

O que disseram sobre o livro
"Muito doudo o livro do Sérgio. Devorei, gostei demais." — Chico Buarque

"Saio deliciada da leitura de 'A Vida Futura', transportada pela linguagem a algum lugar muito especial — que é nosso de direito mas poucas vezes temos a oportunidade de visitar. Uma jogada de craque. Na torcida, autores e leitores de nossa língua agradecem." — Ana Maria Machado

"Um romance único, divorciado de tudo quanto se anda produzindo e, ao mesmo tempo, engajadíssimo no embate e na interpretação desse Brasil 'dos vivos, dos moribundos, dos mortos-vivos, dos vivíssimos'. […] Uma pérola maior que o nosso tempo.". — Caetano Galindo


Sobre o Autor
Sérgio Rodrigues
nasceu em 1962. Mineiro que adotou o Rio de Janeiro, lançou, entre outros, os romances "O Drible" (livro do ano de 2013 no prêmio Portugal Telecom, atual Oceanos) e "Elza, a Garota", além dos livros de contos "O Homem que Matou o Escritor" e "A Visita de João Gilberto aos Novos Baianos", do almanaque "Viva a Língua Brasileira!" e, como organizador, da antologia "Cartas Brasileiras" ― todos publicados pela Companhia das Letras. Tem livros editados na França, em Portugal, na Espanha e nos Estados Unidos. Mantém uma coluna sobre língua e linguagem na Folha de S.Paulo. Garanta o seu exemplar de "A Vida Futura" neste link.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.