terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

.: Crítica: "Till - A Busca por Justiça" é retrato emocionante de mãe guerreira

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em fevereiro de 2023


Emmett Till (Jalyn Hall, de "Valentes") era um garoto de 14 anos que vivia com a mãe em Chicago. Contudo, ao manter os hábitos da cidade, durante as férias em Money, no Mississippi, encontra a punição severa aplicada naquele lugar retrógrado marcado pela segregação e preconceito racial, em que a postura dos negros deve ser de completa subserviência. Eis o emocionante "Till - A Busca por Justiça", longa dirigido por Chinonye Chukwu, em cartaz no Cineflix Cinemas.

Trabalhando a contra gosto na colheita de algodão da família do tio Moses Wright (John Douglas Thompson, de "As Agentes 355"), numa folga, o menino e os primos vão até o mercadinho da família Bryant e o jovenzinho se dirige a Carolyn Bryant (Haley Bennett, de "A Garota no Trem" e "Cyrano"), quem atendia os clientes. A jovem elogiada pela semelhança com uma famosa atriz de cinema não gosta quando ouve um assobio e põe todos para correr com uma espingarda em mãos.

Nem Emmett ou os primos contam para os tios sobre a fuga do comércio dos Bryants. Contudo, passado pouco tempo, numa noite, o marido de Carolyn, Roy Bryant, armado e enfurecido, bate à porta do reverendo, estando junto do meio-irmão, JW Milam, enquanto que Carolyn aguarda dentro do carro para confirmar se Emmett era o garoto certo. Numa sequência apavorante, o menino da cidade é sequestrado -e mesmo somente na penumbra e gritos, as cenas arrepiam. 

E assim começa o martírio de Mamie Till (Danielle Deadwyler, de "Jane e Emma" e "Recomeço"), quando a viúva de Louis Till é informada por telefone sobre o sumiço do filho, levado para "aprender uma lição". Enquanto tenta desesperadamente ir até a cidade do sequestro para que entreguem o filho, ela ainda precisa enfrentar tudo sozinha, sem o parceiro, uma vez que não é casada com Gene Mobley (Sean Patrick Thomas, de "No Balanço do Amor" e "A Maldição da Chorona"), para evitar qualquer burburinho sobre a vida pessoal dela, mesmo sendo uma mulher independente que trabalha e se sustenta. Logo, Mamie recebe apoio não somente da mãe, Alma Carthan (Whoopi Goldberg, de "Ghost" e "Mudança de Hábito"), mas também de seu pai, John Carthan (Frankie Faison, de "As Branquelas").

Mesmo sabendo do desfecho da história verídica de 1955, "Till - A Busca por Justiça" dá vários nós na garganta e desperta revolta com a forma abusiva no trato de um ser humano. Seja pela maldade dos que se julgam superiores, revestidos de todo direito a aplicarem castigos, a ponto de tirar a vida de um menino, a bel prazer, ou pela mentira descarada espalhada para confundir a população e deixar impune os verdadeiros criminosos.

Mamie é o retrato da mulher guerreira que defende o filho que lhe foi tirado. Esclarecida, sabe a importância de seu papel na luta contra abusos. É revigorante ver o empenho de uma negra batalhando, numa época em que a sociedade caçoava de quem tinha a pele diferente da branca. Ainda que saiba que tudo o que está fazendo, fatalmente seja forçado a não dar em nada, Mamie segue até o fim. 

"Till - A Busca por Justiça" tem as características de uma produção digna de indicação ao Oscar, desde a categoria "Melhor Filme" até "Melhor Figurino". Embora tenha sido esnobado, o filme de 2h10 é sem dúvida imperdível! Leve um lencinho, pois as lágrimas vão rolar.


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

Filme: "Till - A Busca por Justiça" (Till)
Gênero: drama, obra de época ‧ 
Classificação: 14 anos
Ano de produção: 2022
Direção: Chinonye Chukwu
Roteiro: Chinonye Chukwu, Michael Jp Reilly e Keith Beauchamp
Duração: 2h 10m
Elenco: Danielle Deadwyler (Mamie Till-Bradley), Whoopi Goldberg (Alma Carthan), Haley Bennett (Carolyn Bryant), Jayme Lawson (Myrlie Evers), Sean Patrick Thomas (Gene Mobley), Jaylin Webb (Willie Hemphill), Frankie Faison (John Carthan), Kevin Carroll (Rayfield Mooty), Sean Michael Weber (Roy Bryant), Diallo Thompson (Maurice), Tosin Cole (Medgar Evers), John Douglas Thompson (Moses Wright), Josh Ventura (S. Carlton), Roger Guenveur Smith (T. R. M. Howard), Jalyn Hall (Emmett Till), Maurice Johnson, E. Roger Mitchell (Roy Wilkins)
Estreia: 9 de fevereiro de 2023

Trailer



Leia +

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.