quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

.: Crítica: "O Grande Mauricinho" trata união entre os diferentes pelo bem

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em fevereiro de 2023


Uma trupe que aplica golpes a cada povoado que passa até esbarrar na jovem que ama literatura, Marina (Sophia Valverde). Eis a animação "O Grande Mauricinho", do gato Maurice, o protagonista da trama, que gosta de ser chamado de Mauricinho (com a voz impecável de Marcelo Adnet), o jovem Kinho que é um farsante flautista e um grupo de ratos com talentos diversos e pra lá de cativantes -a ponto de remeter ao clássico "Os Camundongos Aventureiros"

A produção da Imagem Filmes, em cartaz no Cineflix Cinemas, apresenta roteiro inteligente e estampa um colorido belíssimo na telona. Faz uma releitura dos contos de fadas enquanto pontua a estrutura deles. Com foco nas histórias com rumos e finais surpreendentemente perturbadores, há o contos de fadas do Flautista de Hamelin, reescrito pela primeira vez pelos Irmãos Grimm -compiladores de contos de fadas com versões suavizadas, tal qual o estúdios Disney fazem nas animações. 

Não há o que discutir, os personagens de "O Grande Mauricinho" envolvem o público desde a primeira cena e assim segue até o desfecho do filme de 95 minutos de duração. Sem não me toques, a animação dirigida por Toby Genkel e Florian Westermann ainda trata, com simplicidade, da morte. Na verdade, expõe uma brilhante negociação das vidas do gato Mauricinho na tentativa de fazer o bem por seu amigo Sardinha. 

Quando parece que Mauricinho manterá seu jeito egocêntrico e 101% individualista, é na necessidade da união dos personagens que a trama avança ritmada. Logo, "O Grande Mauricinho" segue para uma aventura em prol de um bem maior e para todos. Em nome da derrota do Grande Rato -que não é somente um monstro assustador, mas extremamente misterioso. 

Indiscutivelmente, a animação reúne todos os ingredientes especiais que levam o público facilmente para embarcar na trama, do início ao fim, principalmente por trazer personagens marcantes como os ratinhos Bronzeado, Pêssegos, Sardinha e Tic Tac -um ratinho de corda, em metal. Tudo o que a produção traz é rico, seja no visual ou sonoramente. Outro destaque é que a animação em si apresenta traços modernos, mas quando Marina abre o livro, fazendo a trama seguir em frente, na tela uma belíssima animação em 2D (desenhados à mão) encanta os olhos do público.

"O Grande Mauricinho" é baseado no livro “O Fabuloso Maurício e seus Roedores Letrados” (The Amazing Maurice and His Educated Rodents), do aclamado escritor inglês Terry Prachett. O longa animado destaca elementos importantes para a formação dos pequenos, seja pelo incentivo à leitura, por parte de Marina, ou por mostrar que a união entre os diferentes é capaz de mudar o rumo da história. Imperdível para toda a família!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: "O Grande Mauricinho" ("The Amazing Maurice and his educated rodents")
Gênero: infantil, comédia
Classificação: livre
Ano de produção: 2022
Direção: Toby Genkel, Florian Westermann
Roteiro: Terry Rossio
Autor: Terry Pratchett
Adaptação de: The Amazing Maurice and His Educated Rodents
Duração: 95m
Distribuidora: Imagem Filmes
Elenco (vozes em português): Marcelo Adnet, Sophia Valverde
Estreia: 2 de fevereiro de 2023

Trailer




Leia +

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.