quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

.: Crítica: "Aftersun" é cativante e sensível na idealização de um pai

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em fevereiro de 2023


As férias de verão, de 1990, na Turquia, da menina Sophie (Frankie Corio) de 11 anos ao lado daquele que está prestes a completar 30 anos, Calum (Paul Mescal), seu pai. Embora pareça, o drama "Aftersun", não se restringe a gravações caseiras mescladas a momentos, de alegria, diversão e raiva, vividos e até imaginados entre os dois, pois, com há delicadeza e sensibilidade ao retratar a relação -até sonhada- entre pai e filha.  

O longa dirigido por Charlotte Wells, em cartaz no Cineflix Cinemas, é extremamente agradável de se acompanhar, talvez por ser muito solar, mas também por trazer recortes divertidos entre os dois, quando, inicialmente, parecem bastante conectados, mas, aos poucos tal idealização se despedaça com as fragilidades de Calum, sendo que Sophie está na fase retratada em "Alice no País das Maravilhas", jovem demais para certas coisas e velha demais para outras. 

Em 1h36, "Aftersun" abre diversas interpretações para situações sem qualquer desfecho, assim como a cena final. Calum é então um enigma para Sophie após 20 anos? Sim. No entanto, a diretora e roteirista Charlotte Wells deixa para o público decifrar as nuances do pai de Sophie -tendo com ela o mesmo tapete turco que o pai se encantou durante a viagem. 

Os trintões ou mais velhos rapidamente irão embarcar na trama de emoções veranis de pai e filha, seja pelo uso de uma câmera filmadora ou ainda uma televisão pequena de tubo. Outro ponto forte na produção é a trilha sonora que inclui "Macarena", de Los del Río, "Unchained Melody", de The Righteous Brothers, "Losing My Religion", de REM, além de encerrar com "Under Pressure", interpretada por Queen & David Bowie. 

"Aftersun", indicado ao Oscar 2023 somente na categoria Melhor Ator, com Paul Mescal, enquanto expõe os registros das férias de uma garotinha com o pai, aborda ainda o que se parece ser e o que se consegue ser, de fato. Cativante e sensível é um filmaço imperdível!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: "Aftersun" (Aftersun)
Gênero: drama
Classificação: 14 anos
Ano de produção: 2022
Direção: Chinonye Chukwu
Roteiro: Chinonye Chukwu, Michael Jp Reilly e Keith Beauchamp
Duração: 1h 36m
Elenco: Paul Mescal (Calum), Frankie Corio (Sophie Lesley Patterson), Celia Rowlson-Hall, Spike Fearn (Olly), Harry Perdios (Toby), Sally Messham (Belinda), Kayleigh Coleman (Jane), Brooklyn Toulson (Michael), Ruby Thompson (Laura), Ayşe Parlak (Teen Girl 1)
Estreia: 1 de dezembro de 2022

Trailer






0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.