quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

.: "A Convocação", de Peadar O'Guilin, coloca adolescentes à prova


“As pessoas contam histórias parecidas desde sempre. Sobre criaturinhas diminutas, embora nós saibamos que os sídhes não são pequenos.”
Com essa premissa, o livro "A Convocação", escrito por Peadar O'Guilin e lançado no Brasil pela editora Melhoramentos, foi eleito pela Biblioteca de Nova York como um dos melhores livros para jovens adultos. Também é o primeiro livro da duologia "Terra Gris" e tem tradução de Jana Bianchi.

Muito parecida com a saga "Jogos Vorazes", de Suzanne Collins, o livro mistura distopia e fantasia e traz elementos de terror que trazem um lado sombrio raro de se ver em narrativas infantojuvenis. Entre os temas tratados em "A Convocação", também estão representatividade, romance, amizade, sacrifícios e resiliência. 

Cheio de aventuras, o livro oferece um ritmo ágil e repleto de suspense. A cada capítulo a tensão vai aumentando porque a qualquer momento um adolescente pode ser convocado para enfrentar um desafio. Poucas pessoas voltam, e os que conseguem retornar, voltam com sequelas físicas e mentais.

Nessa, a protagonista de 14 anos, teve poliomielite, o que faz com que ela seja totalmente negligenciada e tenha dificuldades para se locomover. A deficiência da personagem leva a todos acreditarem que ela não é capaz de sobreviver, mas ela está determinada a mostrar a todos que estão enganados. "Eu vou sobreviver. Quero ver quem vai me impedir", afirma a empoderada protagonista em determinado momento do livro.

A mitologia irlandesa está presente na obra de Peadar O'Guilin. Há milhares de anos, os irlandeses baniram os sídhes para outro mundo. Desde então, essas belas e terríveis criaturas feéricas têm vivido em um lugar de horrores e sem cor, a Terra Gris, onde alimentam um grande plano de vingança… que está cada vez mais perto de se concretizar.

A protagonista do livro sabe que em breve será sua hora de receber a convocação, o que pode acontecer no meio do dia ou da noite. Em um instante ela estará aqui e, no próximo, vai acordar sozinha na infernal terra dos sídhes. Ela será localizada, caçada e enviada de volta a seu mundo em pedaços… a menos que faça parte do raro grupo dos que sobrevivem por 24 horas – ou três minutos do tempo humano – e voltam para casa quase como eram antes de partir.

Quase, porque ninguém passa por essa experiência sem alguma mudança. Mas sobreviver envolve muito mais do que lutar contra os inimigos feéricos; a jovem e seus colegas precisam aprender a lidar com o luto, com a perda dos amigos – que vão sendo dizimados um a um – e com ameaças que até então desconheciam e que estão mais perto do que imaginam. Garanta o seu exemplar de "A Convocação" neste link.


O que disseram sobre o livro

"Extremamente imaginativo; vai agradar fãs de Jogos Vorazes." – Daily Mail

"PERFEITO para fãs de 'As Crônicas de Gelo e Fogo'." – BuzzFeed

"Intenso, fascinante... De ritmo incrivelmente rápido." – Publishers Weekly


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.